Inscrições Abertas para a 4ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! […]

Publicado em Notícias - 07/03/2014.

Foto Olimpiada LP

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! Podem participar professores e alunos de escolas públicas do 5º ano do Ensino Fundamental até 3º do Ensino Médio. Os professores interessados devem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br), até 30 de abril. Para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita também a adesão da rede de ensino pelo portal. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. Já as estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual. 

Saiba mais sobre a Olimpíada:

A iniciativa é uma política pública federal, realizada pela Fundação Itaú Social e pelo Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é de aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade do ensino de leitura e escrita.

Cada edição da Olimpíada tem duração de dois anos e, durante toda a edição são oferecidas diversas oportunidades de formação para os professores, como cursos presenciais e à distância, disseminação de conteúdos formativos sobre o ensino de língua portuguesa e participação no Portal Escrevendo o Futuro, no qual interagem com colegas e especialistas e aprofundam seus conhecimentos. Como estratégia de mobilização, é realizado nos anos pares o concurso de textos. Professores de todo o Brasil são convidados a se inscrever e tem acesso à Coleção da Olimpíada, material de apoio que os orienta na realização de oficinas em sala de aula. Ao final do processo, os alunos produzem textos com base nos gêneros poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião, que passam por várias etapas de seleção. Os alunos, professores e escolas são premiados.

Acompanhe as inscrições:
Nessa edição, disponibilizamos no Portal da Olimpíada um mapa que mostra todas as inscrições pelo Brasil. Nele todos podem consultar os números por estado e município, e ver quais escolas já aderiram ao programa. Essa é uma ferramenta importante para a mobilização das redes de educação. Acompanhe e incentive as secretarias de educação e professores da sua região a participarem! O mapa está disponível na página de inscrições, em https://olimpiada.escrevendoofuturo.org.br/index.php?a=1394199781.

Mais informações: (48) 2106-5936/ (48) 84660923, com a Coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa pela Undime/SC, Luana Costa de Córdova.

 

 

Regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa: http://undime-sc.org.br/?p=670

Cartaz de Divulgação: http://undime-sc.org.br/?p=672

Folder de Divulgação: http://undime-sc.org.br/?p=674

Calendário da Olimpíada de Língua Portuguesa: http://undime-sc.org.br/?p=564

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann