Inscrições para o Encontro Nacional do PNAE começam nesta quarta-feira, 4 de dezembro
Evento será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025, em Brasília
A edição de 2025 do Encontro Nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) abrirá inscrições nesta semana, ampliando as oportunidades para gestores, conselheiros e nutricionistas participarem do evento sobre alimentação escolar no Brasil. O encontro será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
As inscrições seguem o cronograma abaixo, sempre com início às 12h:
– 4/12: Gestores de educação
– 5/12: Conselheiros do PNAE
– 6/12: Nutricionistas
Fortalecimento da política pública e troca de experiências
O Encontro Nacional do PNAE é uma oportunidade para debater os avanços do programa, promover a troca de experiências e alinhar estratégias que assegurem a execução de políticas de alimentação escolar de forma eficiente e inclusiva. A programação inclui palestras, painéis temáticos e atividades práticas, com foco no fortalecimento da gestão, fiscalização e inovação.
Uma política consolidada e em expansão
Com quase 70 anos de existência, o PNAE é referência global em alimentação escolar, beneficiando mais de 40 milhões de estudantes em todo o Brasil e viabilizando a distribuição de 50 milhões de refeições diárias em parceria com estados e municípios. O programa tem como base a Lei da Alimentação Escolar, que prevê a expansão de sua abrangência para toda a educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, determina que ao menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE sejam destinados à aquisição de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a economia local e promovendo uma alimentação saudável.
A atuação brasileira na área é reconhecida internacionalmente. O país já apoiou cerca de 80 nações na implementação de programas semelhantes e, desde 2023, compartilha a copresidência da Coalizão Global pela Alimentação Escolar com França e Finlândia.
Fonte: FNDE
Siga a UNDIME-SC