Instituto Rodrigo Mendes e portal Diversa promovem webinários sobre educação inclusiva em tempos de pandemia

Nos dias 10, 17 e 24 de junho, especialistas em educação, familiares e estudantes participam dos […]

Publicado em Notícias - 09/06/2020.

Nos dias 10, 17 e 24 de junho, especialistas em educação, familiares e estudantes participam dos debates. A transmissão pelo YouTube é aberta ao público

Como garantir o diálogo e a criação de vínculos entre família e escola para apoiar os estudantes durante o tempo de ensino não presencial? O que fazer para planejar aulas com acessibilidade e desenho universal para aprendizagem (DUA) e garantir a participação de todos os alunos? Como garantir a equidade na classe comum quando acontecer o retorno às aulas presenciais, considerando as experiências distintas vividas pelos estudantes durante o isolamento? São questões como essas que a série “Educação inclusiva durante a pandemia”, promovida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo portal Diversa, vão colocar em debate, reunindo especialistas em educação, familiares e estudantes.

Três webinários abertos ao público vão tratar de assuntos referentes à inclusão escolar em tempos de pandemia do novo coronavírus. Sempre às quartas-feiras, às 16 horas (de Brasília), as videoconferências terão recursos de acessibilidade como janela de Libras, legenda e audiodescrição. Todas serão abertas ao público – para participar, não há necessidade de fazer inscrição previamente.

O primeiro debate – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias (10 de junho) – contará com a participação de Rodrigo Hübner Mendes (fundador e superintendente do IRM), Luciane Fridschtein (mãe de David e Arthur, autora do relato de experiência “Mãe inicia pós-graduação para ajudar escola a se tornar inclusiva para filho”, publicado no portal Diversa, e servidora pública municipal de Manaus) e Andrea Duque (diretora do Núcleo de Apoio à Saúde da Comunidade Escolar – Nasce, em Cruzeiro/SP).

Em 17 de junho, o tema será “Possibilidades pedagógicas para atividades a distância”. E, em 24 de junho, o tema é “Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais”. Ao final da conversa de cada webinário, o público será convidado a enviar perguntas via chat para os debatedores.

Série “Educação inclusiva durante a pandemia”

10 de junho, às 16 horas – Diálogo e criação de vínculo entre escolas e famílias
17 de junho, às 16 horas – Possibilidades pedagógicas para atividades a distância
24 de junho, às 16 horas – Garantia da equidade no retorno às aulas presenciais

Para acompanhar as transmissões, basta acessar https://www.youtube.com/user/InstRodrigoMendes

Saiba mais aqui.

Informações: Assessoria de Comunicação do Instituto Rodrigo Mendes

Fonte: Undime.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais