“Integrar a diretoria da Undime Santa Catarina está sendo um divisor de águas na minha vida profissional e muito me orgulha de poder vestir esta camisa” relato destaca a vivência de uma gestão participativa durante Reunião Ordinária, em Florianópolis/SC
Dirigentes Municipais, membros da diretoria executiva, conselhos fiscal, estadual e nacional de representantes, protagonizaram a abertura do evento nesta quarta, 11, com falas que dão vida a trajetória de articulação da entidade e seus filiados em prol da educação pública municipal
Na manhã desta quarta-feira, 11, teve início a Reunião Ordinária da Undime-SC, com os Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, que compõe a diretoria ampliada, na capital. O objetivo do encontro foi apresentar o panorama de atividades de 2024 e planejar as ações para o próximo ano. Os minutos iniciais, foram de reconhecimento pela parceria e comprometimento com as causas educacionais.
“Agradeço o empenho de todos vocês em mais um ano, que tivemos o privilégio de estar a frente dos trabalhos da Undime, e por toda a contribuição e troca entre os municípios. Me sinto feliz e grato por encerrar este ciclo, em que pude representá-los, em grandes discussões e tomada de decisões de cunho nacional”, coloca o presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC).
Para a DME de Balneário Arroio do Silva/SC, Dayane Leonardeli, integrante do Conselho Estadual de Representantes, fazer parte do grupo trouxe oportunidades de crescimento. “Integrar a diretoria da Undime Santa Catarina está sendo um divisor de águas na minha vida profissional e muito me orgulha de poder vestir esta camisa, pois estou tendo voz ativa em discussões e metas que serão trabalhadas no futuro. Essa troca, permite refletir sobre o nosso contexto e responsabilidades enquanto gestores, visando a melhoria da educação e, também, contribuindo com o trabalho nas secretarias”.
A programação seguiu com a agenda interna e planejamento para 2025. Em pauta, destacou-se a avaliação Alfabetiza SC; o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; transporte escolar; sistema de avaliação; e balanço 2024. Ainda, projetando ações foi deliberado a palestra de abertura do ano letivo para o dia 4 de fevereiro, com o palestrante Cleber Fabiano, e os encontros da Undime-SC em todas as regionais. Novos eventos, que passam a integrar o calendário anual de atividades da instituição, juntamente com o Fórum Ordinário da Undime-SC, de 25 a 27 de março, em Florianópolis, e o Fórum da Undime Nacional, de 27 a 30 de julho, na Bahia.
Para o colegiado da seccional catarinense, a organização e transparência das ações marcam, de forma oficial, as reuniões Ordinárias de fim de ano, porém não se limita ao regimento interno, abrindo espaço para troca entre os gestores e contribuições valiosas. “É, também, o momento de dividir nossas dores e buscar soluções para os municípios, a partir de outras experiências. Sem dúvida, ter a Undime próxima nos dá a segurança que precisamos, orientando nossa caminhada na educação”, finaliza o DME de Blumenau/SC e membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime-SC, Alexandre Matias.
Participaram, ainda, do último encontro presencial de 2024, os Dirigentes Municipais de Educação dos municípios de Araranguá, Balneário Rincão, Águas Mornas, São Carlos, Biguaçu, Lages, Urupema, Arabutã, Peritiba, Capinzal, Indaial, Quilombo, Caçador, Maravilha, Atalanta, Armazém, Pomerode, Nova Itaberaba, além da coordenadora institucional da Undime-SC, Luana Córdova, e do assessor técnico, Plauto Mendes.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC