Lages sedia primeiro Encontro Regional da Undime em 2023

Mais de 200 profissionais da educação participaram do evento no auditório da Uniplac O Encontro Regional […]

Publicado em Notícias - 16/06/2023.

Mais de 200 profissionais da educação participaram do evento no auditório da Uniplac

O Encontro Regional da Undime-SC reuniu nesta quinta (15), mais de 200 educadores, gestores e técnicos de municípios da região da AMURES e AMPLASC, no auditório da Uniplac, em Lages (SC), para tratar de temáticas pertinentes as necessidades locais. No primeiro encontro presencial do ano, a programação teve foco no Desenvolvimento socioemocional, Novo Fundeb e Neurociência.

Em fala inicial, o presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de são Lourenço do Oeste), agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância desses eventos regionais para as ações de âmbito municipal.

“O intuito é fazer com que a Undime esteja presente em todos os cantos de Santa Catarina, através das associações, das coordenadorias, para que os assuntos pertinentes a nossa área sejam debatidos, porque a educação é ampla e complexa”.

Tardetti complementou dizendo que apesar da área ser desafiadora é muito gratificante, frisando o papel do educador na vida dos estudantes e da educação como compromisso com o futuro.

“Em que profissão nos permite ser lembrado em um simples abraço ao atravessar a rua? Por isso a importância de se deixar um legado, pois estamos lidando com vidas”.

Nesse sentido, a dirigente Municipal de Educação de Lages (SC), Ivana Elena Michltchuk, pontuou necessidade de se trabalhar formações desses profissionais. “Temos a clareza dos inúmeros desafios existentes na educação e do quanto precisamos avançar, no entanto, muito mais do que questões estruturais, é fundamental que investimentos na educação envolvam processos formativos, de reflexão sobre as práticas desenvolvidas”, reforçando a relevância de ações colaborativas como o Encontro Regional.

Diálogo regional fortalece educadores

De forma leve e descontraída, a especialista em educação, Edna Borges, iniciou a conversa sobre “A intencionalidade do desenvolvimento socioemocional para uma educação integral de sentido”, levando o público a refletir de forma articulada e integrada aos currículos. “A gente precisa estar sempre olhando pros nossos planejamentos e pensar neles nas salas de aula, pra que isso faça sentido pro professor na sua prática pedagógica”, explica.

Numa abordagem mais profunda trouxe questionamentos e considerações pra que a atuação do professor reflita de fato no desenvolvimento integral dos estudantes, demonstrando que dessa forma é possível avaliar, ver os resultados, acompanhar o processo e corrigi-los ao longo do caminho.

O financiamento também esteve em pauta. Com as alterações recentes no Fundeb, os municípios têm buscado compreender como operar as complementações advindas da União, bem como as portarias que o regulamentam, por isso a Undime-SC trouxe o assessor técnico da instituição, Plauto Mendes, para apresentar o Novo Fundeb: Indutor de + Qualidade na Educação”.

Mendes destacou que os municípios devem se atentar em alguns pontos, como, por exemplo, o valor aluno, que neste ano foi definido nacionalmente de R$ 5.208,46. Além disso, frisou que, toda a equipe de gestão da Educação municipal, deve conhecer bem essa nova forma de financiamento, a fim de gerar resultados positivos. “A Undime-SC tem o papel fundamental de auxiliá-los no entendimento das regulamentações e no fornecimento de dados, pra que se alcance indicadores bem-sucedidos”.

Dos números e legalidades aos comandos e funcionalidades do cérebro, numa palestra de autoconhecimento e de perfil comportamental explorados a partir da temática “Neurociência para Gestores”, ministrada pelo professor e doutor em educação, Airton Pozo de Mattos.

Numa linguagem didática e objetiva Mattos retratou a neurociência em sua estrutura transdisciplinar, demonstrando de que forma o conhecimento do sistema nervoso pode ajudar os gestores na condução das atividades, assim como em todos os processos da escola, que envolvem uma série de questões sociais, econômicas, políticas e socioemocionais. “Ter o entendimento de como funciona o nosso cérebro, das interferências que podemos sofrer ao longo da vida, nos permite conhecer o processo em sua totalidade e possibilitar ações mais assertivas”, conclui.

O Encontro Regional contou com apresentação de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Lages, numa a acolhida especial aos municípios, declamando poemas. Maria Luiza Viana Sutil, Lucas Davi Schlemper e Clara Luz Ribeiro são participantes do concurso de poemas ‘O Som dos Versos’, da Secretaria Municipal de Educação de Lages – SMEL. Outras apresentações artísticas também animaram o evento, como o cantor Lageano Paulinho Guaselli e a violinista Isabel Nercolini.

Participaram, ainda, do encontro da Undime-SC, na Serra Catarinense, representantes das Associações de Municípios AMURES e AMPLASC, da SMEL, Câmara de Vereadores e demais autoridades locais.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais