Lançada proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e as presidências seccionadas da Undime, participaram […]
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e as presidências seccionadas da Undime, participaram na última semana, em Brasília (DF), de reuniões e debates sobre a Base Nacional Comum Curricular (Bncc), o financiamento da educação, o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQ), o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (Fundeb), o plano de carreira e o piso salarial dos profissionais do magistério.
De acordo com a presidente da Undime/SC, professora Astrit Tozzo, “através de encontros, reuniões, debates e esclarecimentos, é possível aproximar e fortalecer os municípios, para que juntos encontrem as soluções e planejem as suas ações de acordo com a realidade de suas localidades, não deixando de estar alinhados com Estado e União”, explica.
O Segundo dia do encontro trouxe também o lançamento da Proposta Preliminar da Base Nacional Comum Curricular, com a presença do Ministro da Educação, Renato Janine. Com a reformulação, o documento irá determinar as disciplinas curriculares mínimas para as mais de 190 mil escolas que oferecem o ensino básico no país. A expectativa do Ministério da Educação é que todo o processo de reelaboração esteja finalizado em 2016.
Com a reformulação busca-se padronizar pelo menos 60% do currículo da educação básica, oferecida nos municípios brasileiros. Segundo Astrit, o estado de Santa Catarina é destaque em um grande pacto pela educação. “Foram dois dias de muito trabalho e conversas sobre a Bncc. É um momento onde se faz necessário deixarmos ideologias políticas de lado, unirmos as diferentes visões e experiências entre municípios, estado e União, para que os direitos da sociedade sejam garantidos, e para que estes serviços sejam elevados. Este é um momento muito importante para educação, de muita transição e mudança, onde se faz importante que as metas sejam traçadas buscando a qualidade da educação para todos os níveis e esferas”, disse.
Bruna Carvalho
UNDIME/SC
Siga a UNDIME-SC