MEC apresenta panorama da Política de Alfabetização e evidencia o protagonismo de estados e municípios
Desenho fortalece o regime colaborativo e dá autonomia para a elaboração de políticas territoriais
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi apresentado, aos mais de 500 profissionais da educação, como uma política de perspectiva inovadora, pois convida estados e municípios a dialogarem sobre políticas únicas, com foco na garantia do direito à alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. Um protagonismo que acontece com o suporte técnico e financeiro do Ministério da Educação (MEC) e do regime colaborativo entre os entes. O passo a passo da execução, investimento e desenho de governança, foram aprofundados durante o Seminário da Undime-SC, que encerra nesta quinta (31), na capital.
A coordenadora de alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza, explicou o funcionamento do Comitê Estratégico Estadual (CEEC), pois é a partir dele, que se têm as definições sobre os rumos da política de alfabetização do território catarinense, sua materialização e acompanhamento monitorado. “Temos ainda o Comitê Estratégico Nacional (CENAC) e a rede potente que é o Renalfa, para auxiliar nesse movimento”, coloca a palestrante, explicando, ainda, que embora haja componentes que coordenem as políticas de alfabetização no país, a responsabilidade da política territorial é do estado/município. Conclui, reforçando “estamos apostando nesse protagonismo”.
Santa Catarina já está com a política de alfabetização constituída, resultado da colaboração entre estado, secretarias municipais de educação e consulta pública. O documento norteador será apresentado, oficialmente, nesta sexta-feira, 1 de novembro, e pretende servir de apoio para implementação das políticas de alfabetização nas redes de ensino do território catarinense.
Fonte: Undime-SC
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