Municípios catarinenses são reconhecidos com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025
Iniciativa do MEC, que está na segunda edição, visa destacar o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano
Santa Catarina celebra mais uma conquista para a educação pública. Ao todo, 204 municípios foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025. A iniciativa tem por objetivo valorizar o trabalho das secretarias municipais de educação, que desenvolvem boas práticas no processo de alfabetização das crianças. A divulgação oficial foi realizada nesta terça-feira, 9, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), na página oficial do selo.
Nesta segunda edição, o selo de reconhecimento alcançou 4.728 redes de ensino, o que representa 97% das 5.595 redes que aderiram ao CNCA em todo o país. Em Santa Catarina, dos 204 municípios contemplados, 84 recebem o selo ouro, 93 prata e 27 bronze.
A presidente da Undime-SC, Jucilene Fernandes (DME de Balneário Rincão) parabenizou a todos os selecionados e, ainda, ressaltou o trabalho desenvolvido em prol da educação pública. “Cada selo representa o empenho de gestores, professores e equipes pedagógicas que trabalham diariamente para garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos.”
Clique aqui e confira a lista dos municípios reconhecidos.
A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025 está prevista para o mês de março.
Sobre o Selo
Em setembro de 2024, o governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, por meio do Decreto nº 12.191. Participam da iniciativa as secretarias estaduais, municipais e distrital de educação, que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Fonte: Undime-SC com informações do MEC e Undime Nacional





Siga a UNDIME-SC