Palestras em formato TED levam municípios catarinenses ao palco do Fórum

Pela primeira vez, gestores de educação e profissionais da rede municipal compartilharam cases de sucesso com […]

Publicado em Notícias - 29/03/2023.

Pela primeira vez, gestores de educação e profissionais da rede municipal compartilharam cases de sucesso com público do maior evento de educação promovido pela Undime/SC

DME de Içara/SC, Rose Margareth R. Mayr

A edição de 2023 do Fórum Ordinário Undime/SC e Região Sul trouxe uma novidade: pela primeira vez, dirigentes Municipais de Educação e representantes das redes municipais subiram ao palco do evento para compartilhar cases de sucesso desenvolvidos em seus municípios.

Estas experiências foram socializadas com os mais de 700 participantes, por meio de palestras no formato TED, que são conferências de curta duração (menos de 20 minutos), cuja intenção principal é propagar uma boa ideia ou iniciativa.

Os primeiros palestrantes TED desta quarta-feira (29), foram a DME de Içara/SC, Rose Margareth R. Mayr; e o DME de Tubarão/SC, Maurício da Silva.  No case “Içara ensina mais: recomposição, reforço e recuperação de aprendizagem”, a DME de Içara destacou como um projeto didático-pedagógico, que atende alunos do 2º ao 5º ano e alguns do 6º ao 9º (que não tenham o processo de alfabetização completo), que está fortalecendo o ensino fundamental da rede municipal de Içara.

“Toda contribuição é valiosa quando a gente trata de educação. Este momento do Fórum é especial, porque a gente pode se sentir impactado pela ação do outro. Poder trazer essa experiência para o Fórum da Undime e compartilhar com outros secretários municipais, que eu sei que vivem o mesmo problema que eu passo no meu município, resguardadas as diferenças regionais e culturais, nos traz uma satisfação muito grande”, afirma Mayr.

O DME de Tubarão, Maurício da Silva, trouxe ao palco o case “Zeramento da fila na Educação Infantil”, em que relatou como o município de Tubarão  conseguiu acabar com uma fila de espera pela educação infantil, que chegou a ter 1.440 crianças de 3 meses a 5 anos, em 2019.

“Uma fila de espera tão grande resultava em demanda judicial, impossibilitava as mães de trabalharem e, principalmente, fazia com que as crianças não recebessem os estímulos na idade adequada. Com a meta de zerar essa fila, criamos o Cadastro Fila Única, ampliamos a rede física de educação e compramos vagas na rede privada, o que foi decisivo. A partir daí, conseguimos não só zerar a fila, como estar com 100% das crianças da educação infantil em tempo integral nas escolas, ou seja, com atendimento de 11 horas diárias. É uma satisfação muito grande compartilhar essa experiência positiva com outros secretários municipais”, completa o dirigente.

Nesta quinta-feira (30), último dia do evento, acontecerão mais duas palestras TED: “Implantação de uma gestão democrática na rede municipal”, por Vanessa Omizzollo de Medeiros, RME de Videira/SC; e “Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem”, por Carla Cristofolini, RME de São José/SC.

Confira a programação completa no link https://shre.ink/programacao-19o-forum.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais