Podcast do Instituto Natura discute continuidade das políticas públicas de Educação
No quarto episódio da segunda temporada, o diretor presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama, no Ceará, Alessio Costa Lima
A importância de haver continuidade nas políticas públicas de educação é um tema que já apareceu lateralmente no Podcast do Instituto Natura e vira assunto central no novo episódio da segunda temporada do programa.
É uma realidade conhecida no Brasil a de que, em mudanças de governo (municipais, estaduais e federal), iniciativas bem sucedidas são encerradas ou alteradas – por vezes, de forma abrupta. Há boas iniciativas, com evidências de sucesso, que ficam pelo caminho por desafios de organização e de gestão ou até por vontade política.
No quarto episódio do Podcast do Instituto Natura, o diretor presidente do Instituto Natura, David Saad, recebe o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama, no Ceará, Alessio Costa Lima.
Eles tratam da continuidade e da falta dela nas políticas públicas de educação e discutem o que faz com que boas políticas sejam descontinuadas, como é possível garantir que as iniciativas sejam levadas adiante mesmo com trocas de equipes e como a continuidade pode amplificar os bons resultados.
“No Brasil, não só na área da Educação, a gente tem uma cultura de que, a cada ciclo, a cada quatro anos de gestão, o gestor que entra quer começar tudo do zero. Há uma visão de políticas meramente de governo e não de uma política de Estado, de longo prazo, que atenda os interesses da sociedade. Na Educação não é diferente”, avalia Alessio Costa Lima.
Para o dirigente, é comum que gestores e grupos políticos queiram deixar uma marca, um legado característico, e isso tem levado à descontinuidade de políticas que, mesmo a médio prazo, já mostraram bons resultados. “Esse problema é um dos grandes gargalos que impedem o desenvolvimento do país”, pontua.
O presidente da Undime chama atenção para os momentos de transição de governo, como o que acontece agora nos governos municipais. Para ele, a passagem de bastão é crucial para o futuro de políticas públicas, já que o processo inclui a transmissão de informações e de registros do que está implementado no estado. “É imprescindível que o conhecimento seja passado [à nova equipe] para que o gestor que está assumindo tenha inclusive condições de avaliar se aquela política em curso conseguiu produzir bons indicadores”, explica. “Muitas vezes essa mudança [de equipe] não se limita ao gestor maior, ao secretário de Educação. E os servidores concursados, efetivos, são importantes, porque eles funcionam como âncoras – do conhecimento vivo, da experiência viva. E a tendência é que eles repassem no dia a dia esse conhecimento.”
O Podcast do Instituto Natura é uma produção do Estúdio Guarda-Chuva para o iN. Os episódios são quinzenais, disponíveis sempre às quintas-feiras.
Clique aqui para escutar o episódio completo. Ou busque por Podcast Instituto Natura, no Spotify.
Fonte: Insituto Natura
Siga a UNDIME-SC