Presidente da seccional catarinense media palestra sobre a Educação Infantil durante do Encontro da UNCME/SC e Região Sul
Cerimônia de abertura é marcada por fala promissora de um futuro educacional inovador para as crianças, […]
Cerimônia de abertura é marcada por fala promissora de um futuro educacional inovador para as crianças, com base e ações e regulamentos que traduzam o contexto atual
Na manhã desta segunda (18), o presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste) participou da abertura do XVII Encontro Estadual da UNCME/SC e VII Encontro UNCME Região Sul, na qual frisou a importância de se sonhar, livremente, por uma Educação Infantil de qualidade que possa ser seguida ao longo da carreira estudantil. O encontro segue, em formato virtual, até 6 de outubro, debatendo assuntos relacionados a temática ‘Os Planos de Educação e o Fortalecimento dos Concelhos Municipais de Educação’.
Tardetti conduziu, ainda, a primeira palestra da programação acerca dos ‘Desafios e Perspectivas da Educação Infantil’, juntamente com as painelistas Rita de Cássia de Freitas Coelho (SEB/MEC) e Viviane Ache Cancian (MIEIB/ Região Sul). Durante a apresentação, falou-se da importância da regulamentação ser atualizada a partir dos desafios atuais. No contexto dos Planos Municipais, ressaltou-se a necessidade da Educação Infantil como uma política da primeira infância.
Outras questões fizeram parte desse bate-papo, que teve mais de 900 visualizações simultâneas durante o ao vivo, dentre as quais, a pedagogia na formação inicial do docente, pontuando a necessidade de revisar resoluções e o crescimento de legislações municipais, principalmente, das que trata dos auxiliares, monitores e recreacionistas, entre outras nomeclaturas, criadas em âmbito municipal, para definir o profissional que acompanha o professor em sala de aula.
Para a painelista, Rita de Cássia, a situação desses profissionais nunca foi debatida nacionalmente como exige a função, pois segundo ela, é preciso esclarecer quem é esse profissional; qual a sua formação; jornada de trabalho; se é um profissional da escola ou professor; se pode atuar sem o professor e até substituí-lo; são questionamentos que precisam estar bem claros, a fim de uma melhor compreensão do cenário escolar e, consequentemente, poder evitar ações trabalhistas.
Já Viviane Cancian defendeu a Educação Infantil como dever constitucional e compromisso de estado. Trouxe contribuições sobre creche e pré-escola, enquanto espaços educacionais; organização dos Planos Municipais e abriu uma janela de oportunidades a serem refletidas e projetadas com foco na primeira infância. A transmissão foi via Canal da UNCME/SC no YouTube e encontra-se disponível para acesso no perfil da instituição. O XVII Encontro Estadual da UNCME/SC e VII Encontro UNCME Região Sul, segue com programação virtual até 6 de outubro. Fique ligado nessa pauta da Educação!
Siga a UNDIME-SC