Presidente da Undime-SC apresenta case do município de São Lourenço do Oeste durante Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral, em Porto Alegre/RS

Regionalizado nas cinco regiões do país, evento acontece em formato híbrido com transmissão ao vivo nos […]

Publicado em Notícias - 25/10/2023.

Regionalizado nas cinco regiões do país, evento acontece em formato híbrido com transmissão ao vivo nos canais oficiais do MEC

Na manhã desta quarta (25), o presidente da seccional catarinense e vice da Undime Região Sul, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste/SC), participou do segundo dia de programação do Ciclo de Seminários Escola em Tempo Integral, sediado em Porto Alegre/RS, com a presença de dirigentes Municipais de Educação, educadores e entidades educacionais da Região Sul do país.

Em formato híbrido, transmitido ao vivo nos canais oficiais do Ministério da Educação (MEC), Tardetti apresentou as contribuições do seu município, no painel sobre ‘Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental’. Em fala, considerou o papel dos programas e projetos na concretização de resultados, porém, segundo Tardetti, é essencial ir além de um padrão nacional, é preciso que cada município avalie suas deficiências.

“Tudo nasce de uma necessidade, seja ela política ou não, mas principalmente educacional, em que a confiabilidade é a base para começar a se desenvolver um bom trabalho”, pontua o presidente explanando sobre as práticas do município de São Lourenço do Oeste/SC.

Os estudos para implementação no município iniciaram em 2017, e o que era para ser mais um projeto se tornou uma Escola de Tempo Integral, com necessidade de novo espaço e alteração de currículo. “Não podemos só pensar no estudante como protagonista e esquecer do professor que é o intermediador de todo o processo, ele precisa ter um bom relacionamento com o trabalho. Foi com essa visão, que começamos a compreender melhor como funcionaria a Educação Integral.”, explica.

Para a mediadora, Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação, os seminários vêm contribuir e trazer possibilidades de enriquecer, dando robustez no fortalecimento de princípios pra Educação Integral, no sentido de materializar a escola que se almeja num desenho de política. “Sem território a gente não consegue ter alma”, afirma a medidora, reforçando a importância do diálogo entre as regiões para o processo de construção da Escola em Tempo Integral.

Participaram, ainda, da mesa a professora-pesquisadora no Instituto de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (Psicolinguística), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carina Rebello; a dirigente Municipal de Educação de Cascavel e presidenta da Undime-PR, Márcia Aparecida Baldini; e a gerente da Educação Integral no Departamento de Ensino Fundamental da Secretária Municipal de Educação de Curitiba (PR), Michelle Tais Faria Feliciano.

O evento aconteceu em cinco regiões do país, encerrando o cronograma com a Região Sul, nos dias 24 e 25 de outubro. O objetivo é fomentar o diálogo com Redes de Ensino, Associações de Redes Públicas de Ensino, Universidades, Pesquisadores, Fóruns de Conselhos, Organizações da Sociedade Civil e Ministérios, levando em conta as etapas da Educação Básica e modalidades especiais.

Além da palestra, que trouxe o case de São Lourenço do Oeste/SC, o presidente irá mediar o painel geral desta tarde, previsto para às 16h30, contemplando ‘Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral dos territórios’, ao lado do diretor de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), André Lemes da Silva.

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Fonte: Undime-SC

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