Presidente da Undime/SC participa de debate sobre qualidade das tecnologias digitais na educação

Primeiro bate-papo da série de conversas formativas sobre tecnologias na educação básica promovida pela Undime Nacional, […]

Publicado em Notícias - 10/11/2021.

Primeiro bate-papo da série de conversas formativas sobre tecnologias na educação básica promovida pela Undime Nacional, em correalização com o Instituto Alana, contou com mediação de Patrícia Lueders. 

O primeiro bate-papo da série de conversas formativas “Tecnologias na educação básica como um direito social e de aprendizagem”, promovida pela Undime Nacional, em correalização com o Instituto Alana, foi mediado pela presidente da seccional catarinense e região sul, Patrícia Lueders (DME de Blumenau/SC). O evento, transmitido ao vivo nesta quarta-feira (10/11) pelo canal no YouTube do Conviva Educação, teve como tema as condições para a integração efetiva e com qualidade das tecnologias digitais na educação. 

Mencionando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a presidente da Undime/SC salienta a importância de introduzir tecnologias educacionais nas salas de aula que priorizem a proposta pedagógica das escolas. “Temos legislações como a BNCC que, além de nos mostrar a importância da cultura digital, apontam sobre a necessidade de pensar a tecnologia para além de um uso técnico, como se fosse apenas uma ferramenta. A proposta pedagógica precisa estar consolidada na ferramenta tecnológica. As tecnologias modernas só farão sentido se estiverem consolidadas com a prática pedagógica”, afirma Lueders.

O diretor do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Columbia, Paulo Blikstein, também destaca a importância do alinhamento curricular para a inserção das tecnologias educacionais nas escolas. Blikstein explica que tecnologias podem ser categorizadas em três tipos (de infraestrutura, de ensino e de criação e experimentação), por isso, a depender da categoria, a implementação da tecnologia nas escolas requer recursos diferentes. “Tecnologia não é só internet, conectividade ou aula online. Essas são tecnologias de infraestrutura, e são só o começo. Para, de fato, transformar o jeito que as crianças aprendem nas escolas, o que é essencial são as tecnologias de criação e de experimentação”. 

O encontro também teve como convidada a doutoranda no departamento de sistemas eletrônicos da Universidade de São Paulo, Cassia Fernandez. Assista à transmissão na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=XHcmhT8XL1M.

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