Projeto “Educando e Transformando com a Horta” modifica hábitos de alunos, pais e professores em São José

A crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto das ações humanas nos ecossistemas do planeta, […]

Publicado em Notícias - 04/11/2020.

A crescente preocupação com a sustentabilidade e o impacto das ações humanas nos ecossistemas do planeta, nos mostra a importância de se trabalhar a educação ambiental desde a infância. Assim, a promoção da agroecologia e da alimentação saudável, com crianças e adolescentes, tem encontrado solo fértil nas escolas municipais de São José, para brotar e gerar frutos.

Para apresentar o projeto “Educando e Transformando com a Horta” foi realizada uma live com alunos, professores e a direção do Centro Educacional Municipal Santa Terezinha, localizado no Bairro Forquilhas, em São José. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), com apoio do Instituto MRV, que tem por objetivo levar a educação agroecológica para o cotidiano da comunidade escolar.

A live contou com a participação da coordenadora do projeto, Karina de Lorenzi, das professoras Fabiana dos Santos, Fabrícia Juttel e Lis Raquel Alves da Silva Vieira, dos alunos Gustavo Pereira da Silva, Otávio Pereira da Silva, Nathália Hoffman Nunes e Gabriel Fernandes Rosa, todos dos 5ºs anos. A engenheira agrônoma Karina contou um pouco sobre o plano inicial do projeto, que consistiu no desenvolvimento de atividades presenciais na escola, por meio de uma horta educativa, no qual foram trabalhados três eixos ao longo do ano letivo: a gestão de resíduos e compostagem, horta agroecológica e alimentação saudável. Com a pandemia esse plano teve que ser adaptado para o ensino remoto. Os três eixos seguem sendo trabalhados, mas agora por meio de videoaulas interdisciplinares e de materiais impressos, relacionados à agroecologia.

As dinâmicas de trabalho envolvem a articulação e conversa com as docentes, criação de conteúdo em conjunto, gravação e edição de vídeos, entre outros. As atividades vêm sendo elaboradas de forma que os alunos possam repensar seus hábitos e sua relação com o ambiente, e transformá-los para melhor. Os irmãos Gustavo e Otávio Pereira da Silva, por exemplo, têm conseguido assistir as videoaulas e aprenderam sobre as plantas medicinais, que ajudam no bom funcionamento do sistema respiratório. Como experimento, buscaram e replantaram mudas de gengibre e açafrão da casa da avó e “agora já sabem como ajudar a prevenir com chás que podemos fazer em casa”, contou a mãe, Daniela Pereira.

Durante a live, as professoras falaram dos desafios e surpresas de se fazer um projeto no formato online que, inicialmente, seria presencial e prático. “Foram muitas as transformações e aprendizagens que tivemos ao longo deste ano” disse a professora Fabiana dos Santos. “As vídeo aulas são ótimas e reforçam a identidade com a comunidade escolar, mesmo a distância”. Já os alunos falaram sobre suas experiências práticas, as mudanças de hábitos, principalmente alimentares, e sobre como os novos aprendizados têm mudado a rotina de toda a família.  Com esses estudos, tiveram a oportunidade de conhecer sobre a cultura alimentar indígena e descobriram como se planta e colhe a mandioca.

A diretora Luciana Muniz Farias também participou da live e relatou que o projeto “Educando e Transformando com a Horta” será realizado durante dois anos em escolas da rede municipal de São José. “Pensar um projeto em que iremos usar a terra da escola, fazer a horta e tantas outras coisas sonhadas, e imaginar que as aulas remotas dariam tão certo. Nossa!!! As expectativas são maiores do que poderíamos imaginar, com pais e alunos engajados e fazendo o seu melhor, com belíssimo retorno a cada dia”, assinalou.

Confira, abaixo, as fotos do projeto:

UndimeSC – Com a contribuição da SME de São José/SC.

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