Prorrogado o prazo para cadastro de referenciais curriculares na plataforma de monitoramento da implementação da BNCC
Documentos devem ser inseridos até 15 de agosto de 2022 pelas redes municipais e estaduais O […]
Documentos devem ser inseridos até 15 de agosto de 2022 pelas redes municipais e estaduais
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), prorrogou para 15 de agosto de 2022 o prazo para cadastro dos dirigentes e inclusão dos Referenciais Curriculares e seus respectivos Pareceres de Homologação (ou documentos oficiais comprobatórios válidos), na plataforma de monitoramento da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A informação está em ofício do MEC, divulgado nesta terça-feira (5).
De acordo com o Ministério, a plataforma de monitoramento da implementação da BNCC funcionará como ferramenta de consulta e repositório desses documentos, que servirá como base de dados oficial da pasta, para o levantamento de informações referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dentre outros, que trata da melhoria da aprendizagem, o Valor Aluno/Ano por Resultado (VAAR).
Na plataforma estão disponíveis duas funcionalidades:
Cadastro dos Referencias Curriculares estaduais e municipais: reelaborados em alinhamento com a BNCC, juntamente aos respectivos documentos comprobatórios (Pareceres de Homologação emitidos pelo Conselho de Educação ou outro documento oficial válido, no caso de adesão do município ao currículo estadual); e
Cadastro das Boas Práticas: que foram utilizadas/realizadas no processo da elaboração e implementação dos Referenciais Curriculares e seus questionários.
Como cadastrar as informações?
O primeiro passo é o preenchimento do Formulário de Cadastro, disponível na página https://plataformabncc.caeddigital.net/#!/cadastro-inscricao, selecionando a indicação no Cadastro do perfil, como Coordenador Estadual ou Coordenador Municipal, com opção de indicação adicional de Coordenador Auxiliar.
Após o cadastro, o segundo passo é a realização da inclusão dos documentos, clicando nos cards Currículos e documentos (Rede municipal) ou Currículos e documentos (Rede estadual). Para o cadastro do currículo, é preciso preencher a ficha Upload de currículo, disponível na própria Plataforma, para anexar o documento.
O terceiro, e último, passo é o Cadastro das Boas práticas e seus Questionários (Rede estadual ou Rede municipal). Há um tutorial de 4 passos na Plataforma, orientando a sua inclusão: 1º Passo – Dimensão; 2º Passo – Caracterização; 3º Passo – Nível de Gestão e 4º Passo – Importância.
Dúvidas
Quaisquer dúvidas ou informações adicionais sobre o acesso à Plataforma e cadastro de usuário ou documentos podem ser comunicadas por meio do endereço eletrônico suporte.bncc@caed.ufjf.br ou pelo chat.
Além desses canais, durante o período de cadastramento, até 15 de agosto de 2022, os dirigentes podem acompanhar diariamente, de segunda a sexta-feira, às 14h, as lives com a equipe técnica para o atendimento de dúvidas, via chat, no canal do Caed no Youtube.
Sobre a plataforma
A Plataforma está disponível no endereço plataformabncc.mec.gov.br. Ela potencializa a troca de experiência para todas as redes de ensino do país, traz exemplos de boas práticas, debate acerca dos processos de implementação da BNCC e acesso aos Referenciais Curriculares estaduais e municipais elaborados pelas redes de educação, além de ser uma importante ferramenta de transparência para a sociedade.
Fonte: Undime com informações do MEC
Siga a UNDIME-SC