Seminário Undime-SC destaca boas práticas que estão transformando a educação municipal

Araranguá será palco da valorização da educação pública com apresentação de experiências de sucesso nos dias 22 e 23 de outubro

Publicado em Notícias - 26/09/2025.

O Seminário Undime-SC, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro Multiuso, em Araranguá, irá contar com uma programação especial voltada à valorização das iniciativas que têm promovido mudanças concretas na educação pública municipal de Santa Catarina.

Exclusivamente nesta edição, atendendo a pedidos dos participantes, o evento traz quatro painéis temáticos, são eles: Inclusão, Recomposição das Aprendizagens, Educação Infantil e Alfabetização, com a apresentação de oito boas práticas selecionadas, representando diferentes regiões do estado. As experiências foram inscritas, gratuitamente, por gestores municipais com objetivo de compartilhar ações que têm contribuído, efetivamente, para o desenvolvimento dos estudantes e fortalecimento das redes de ensino.

As práticas serão apresentadas em formato TED, com duração de 15 minutos cada, proporcionando aos participantes um panorama inspirador e dinâmico de iniciativas bem-sucedidas.

Confira as boas práticas selecionadas:

________________________________________

Painel 1 – Inclusão

• Peritiba – “Inclusão com acolhimento”
A prática investe em um trabalho intersetorial e na formação continuada de uma equipe multidisciplinar, visando a inclusão efetiva dos estudantes. Destacam-se o envolvimento ativo das famílias, visitas domiciliares, rodas de conversa e atendimento especializado, promovendo o direito de aprender para todos.

• Xanxerê – “Programa Arco-Íris: inclusão e apoio multiprofissional”
Com equipe composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social e outros profissionais, o programa garante atendimento integral às crianças, fortalece vínculos entre escola e comunidade, além de promover a escuta ativa das vozes infantis. Os resultados incluem a redução da evasão escolar e a ampliação da inclusão.
________________________________________

Painel 2 – Recomposição das aprendizagens

• Indaial – “PROMAIS – Projeto educacional com metodologia de aprendizagem inovadora e significativa”
O projeto atende estudantes do 1º ao 9º ano com dificuldades de aprendizagem, ligadas ou não a transtornos de aprendizagem como TDAH, dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, dificuldade no pensamento matemático, ou múltiplas reprovações. Utilizando metodologias ativas e agrupamentos por níveis, vêm promovendo avanços significativos na alfabetização.
• Araranguá – “Prática de recomposição de aprendizagem de 5º anos”
A iniciativa nasceu do diagnóstico das defasagens nas turmas de 5º ano, com foco na adaptação das habilidades essenciais da BNCC. A prática apresentou cerca de 70% de recomposição das aprendizagens, maior engajamento da comunidade escolar e melhoria no desempenho dos estudantes.
________________________________________

Painel 3 – Educação Infantil

• Laguna – “Encontros formativos de professores: uma experiência de escuta, prática, registro e reflexão na Educação Infantil”
A prática promove encontros mensais entre professores, para troca de experiências e construção de planejamentos mais significativos. Inspirada no brincar heurístico, a proposta valoriza a escuta das crianças, o uso de materiais não estruturados e o fortalecimento da identidade docente.

• Içara – “Quem conta, encanta! O dia “D” viajar e viver experiências no mundo das histórias infantis!”
Trata-se de um projeto literário, que resgata o prazer da contação de histórias, promovendo experiências coletivas e criativas nas instituições de educação infantil. A prática desperta a imaginação, fortalece vínculos entre escola e família e será expandida para toda a rede municipal.
________________________________________

Painel 4 – Alfabetização

• Guabiruba – “Apoio pedagógico”
Oferecendo acompanhamento personalizado a estudantes com dificuldades nos processos de alfabetização e matemática básica, o projeto é coordenado por uma psicopedagoga e tem contribuído com o avanço dos estudantes, integração entre escola e família e fortalecimento das práticas docentes.

• Governador Celso Ramos – “Práticas de alfabetização”
Consiste em um curso de formação, que valoriza a literatura como eixo da alfabetização e promove o desenvolvimento crítico dos educadores. A iniciativa culminou na conquista do Selo Ouro em Alfabetização 2024, concedido pelo MEC, estando entre os municípios referência nacional na área.
________________________________________

O Seminário Undime-SC será um espaço de troca de saberes, inspirações e fortalecimento da rede pública municipal de educação. As boas práticas selecionadas representam não apenas ações pontuais, mas modelos replicáveis de gestão, formação docente e valorização dos estudantes.

Fonte: Undime-SC

 

Seminário Undime-SC 2025 

Data: 22 e 23 de outubro de 2025
Horário: 22/10 (quarta-feira): 8h às 17h40 | 23/10 (quinta-feira): 8h às 17h
Local: Centro Multiuso, Av. 15 de novembro, 200 – Araranguá/SC.
Programação: https://tinyurl.com/9f5n82c6
Conheça Araranguá:https://tinyurl.com/33jkm52r
Sugestões de hotéis: https://tinyurl.com/m2f969bu
Período de inscrições: de 21 de agosto a 17 de outubro de 2025 ou até esgotarem as vagas.
Inscrição: https://forms.gle/hf2NfEAfbvXMrKoJ8

Compartilhe:

Parceiros Institucionais