Undime realiza pesquisa com secretarias de educação sobre o ensino de tecnologias nas escolas
Iniciativa tem parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Telefônica […]
Iniciativa tem parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Telefônica Vivo
Realizar um mapeamento de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e das estruturas que as Secretarias Municipais de Educação possuem para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais. Esse é o objetivo da pesquisa realizada pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo (FTV) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
O questionário ficará disponível de 31 de outubro a 30 de novembro de 2022 e deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e/ou técnicos das Secretarias dos 5.568 municípios brasileiros. A ideia é identificar como as redes têm se organizado para o ensino sobre tecnologia e qual a estrutura organizacional existente em cada município de modo a oferecer apoio pedagógico e técnico para uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.
O tempo mínimo previsto para concluir o questionário é de aproximadamente 15 minutos. Serão coletadas informações sobre as formas de oferta de tecnologia , como consta na competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além das estruturas de apoio, tanto pedagógico quanto técnico, para a manutenção de dispositivos/equipamentos e uso de tecnologias digitais nas escolas.
O levantamento também abordará questões em relação às ações pedagógicas já realizadas e as previstas para acontecer, além de formações continuadas para as temáticas de tecnologia oferecidas aos docentes da rede. Com base nas respostas obtidas, a equipe de pesquisadores poderá entrar em contato com o município para agendamento de entrevistas e/ou realização de visita in loco.
Como resultado, será publicado um relatório nacional sobre a realidade das redes em relação à existência de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e estruturas para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais.
Como participar?
O link para acesso ao questionário foi enviado às seccionais da Undime em cada estado via endereço eletrônico. Clique aqui para acessar os contatos das seccionais da Undime e solicitar o link do questionário.
Siga a UNDIME-SC