Undime-SC abre ano letivo 2023 com palestra do Gabriel Chalita e presidente se despede oficialmente da rede municipal de educação

Em live Lueders passa o comando da seccional ao vice Alex Tardetti em transmissão pelo YouTube […]

Publicado em Notícias - 03/02/2023.

Em live Lueders passa o comando da seccional ao vice Alex Tardetti em transmissão pelo YouTube e encontro é marcado por agradecimentos e acolhida da executiva aos municípios, estimulados a reflexão sobre ‘o que são os saberes?’

Na manhã desta sexta-feira (3), as redes municipais de ensino de Santa Catarina se mobilizaram para prestigiar a abertura do ano letivo 2023. Dirigentes, equipes de secretaria e toda a comunidade escolar, acompanharam em salas de aula e auditórios a palestra “Saberes em Movimento”, ministrada pelo professor, filósofo e escritor, Gabriel Chalita. Promovida de forma gratuita pela Undime-SC, a live teve transmissão ao vivo pelo canal da seccional catarinense, com mais de 2,4 mil visualizações simultâneas.

Na abertura, a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, agradeceu a todos os municípios pelo apoio recebido no tempo em que esteve a frente da presidência da Undime/SC e Região Sul, as inúmeras parcerias conquistadas e o fortalecimento do regime de colaboração com órgãos de controle e entidades educacionais. Em sua fala, Lueders ressaltou ainda a satisfação de sempre atuar em prol da educação, numa despedida emocionante.

“Nós não somos do cargo, nós apenas estamos no cargo. E quando a gente está, a gente precisa fazer uma entrega, uma entrega com muito amor e, é esse amor que eu deixo pra cada um de vocês”, conclui a secretária adjunta e ex-presidente da Undime-SC.

Lueders, dá uma pausa em seu ciclo na educação municipal, da qual é servidora de carreira há mais de 20 anos, tendo contribuído em grandes representações nos últimos quatro anos em que atuou na Undime, para assumir novos projetos junto à Secretaria de Estado da Educação. Dando continuidade, passou a palavra ao vice-presidente, Alex Tardetti, que, a partir do 5 de fevereiro, assume oficialmente a presidência da instituição.

Na oportunidade, Tardetti foi representado pelo secretário de Finanças da Undime-SC, Jorge Luiz Buerger (DME de Pomerode/SC), que justificou a ausência do vice por um contratempo no vôo, que o impediu de participar. Bueger aproveitou para desejar sucesso a Lueders em sua nova empreitada.

“Nossa gratidão a Patrícia por esses quase quatro anos frente à Undime e desejo muito sucesso nos trabalhos junto à Secretaria de Estado. Aproveito para saudar a todos os educadores, gestores, técnicos e profissionais que atuam na escola, que fazem com que a educação catarinense esteja neste patamar de referência”.

Ainda, em seu discurso de boas-vindas, Buerguer desejou que o ano venha ser muito produtivo. “Que os nossos desejos, os nossos anseios se cumpram, e que possam ser além do que almejamos. Que tudo seja conduzido de forma a garantir a educação de qualidade e que o processo de ensino-aprendizagem se concretize efetivamente”, conclui o secretário.

Propondo a reflexão sobre ‘a importância da escuta’, Gabriel Chalita deu início a palestra com fala direcionada aos secretários de educação, antes mesmo de entrar no tema Saberes em Movimento. “Os líderes contemporâneos são aqueles que têm a capacidade de escutar as pessoas”, diz Chalita.

Referenciando o tempo em que atuou como secretário e pelas relações construídas com profissionais da educação frizou que, considera fundamental a questão da escuta. “Não há ninguém que tem uma fórmula mágica e saiba mais que as outras e, de cima pra baixo, no seu saber errôneo comece a ditar regras, a construir idéias que são apenas suas. O saber é coletivo, e um bom secretário é aquele que tem consciência que o tempo todo vai aprender com sua rede”, explica.

‘Pai do racionalismo cartesiano’ é citado ao público em temática direcionada aos educadores

Com aspas de René Descartes, Chalita se apropria da afirmativa de que “Não existem métodos fáceis, para resolver problemas difíceis”, já que o grande filósofo demonstrava uma inquietação sobre a utilização dos saberes e da racionalidade pra solução dos problemas. É com essa citação que o professor explica que a sala de aula é um problema difícil, o existir humano é um problema difícil, nos quais estão sujeitos a interferências do mundo, como a violência, questões comportamentais e emocionais.

“Cada criança que entra numa sala de aula carrega um mundo de emoções, um mundo de esperança, um mundo de dor, de abandono, de dificuldade, e é ali nesse contato com universos distintos que o professor precisa ser o maestro dessa orquestra”. Segundo o palestrante, a utilização do conceito é para mostrar que não é fácil, não existe uma fórmula para resolver determinada situação, nunca será simples assumir a responsabilidade de liderar um processo educativo, mas é preciso estar aberto a evolução, que as mudanças são parte de um percurso. “Nunca será simples saber que nas minhas mãos está o poder de traumatizar e ao mesmo tempo despertar para o nascedouro uma criança”, instigando educadores a pensarem sobre sobre questões comportamentais.

O professor e filósofo ressaltou, também, a importância de se limpar das sujeiras que atrapalham o desenvolvimento dos saberes, e citou a precipitação e o preconceito. “Se eu quero buscar um novo saber, não posso ser preciptado”, explica Chalita, que trouxe à tona os pilares emocional, cognitivo, tratando o lado social, de convivência e mudança. Ressignificação e acolhimento foram as palavras utilizadas na mensagem que desejou aos educadores para este início de ano. “Desenvolvam estratégias de ensino-aprendizagem que auxiliem os alunos a descobrirem os bloqueios, os medos, dentro de si e a se libertarem das correntes que escravizam e lhe dêem asas que os permitam voar”.

O encontro de abertura do ano letivo é ofertado, anualmente, pela Undime-SC aos municípios filiados, e tem por objetivo oportunizar novas experiências e reflexões com diferentes palestrantes, discutindo os mais variados contextos e vivênciais a cada início de ano letivo.

Para que a live possa ser assistida na íntegra e sirva de instrumento motivador a todos educadores, solicite o link de acesso ao secretário de educação do seu município, enviado por e-mail pela Undime-SC, e compartilhe essa experiência com sua equipe.

Assista a mensagem de agradecimento gravada pela ex-presidente, após deixar a seccional catarinense e assumir cargo na Secretaria de Estado da Educação.

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais