Undime-SC participa de reunião de avaliação dos painéis de acompanhamento dos planos estadual e municipal de Educação
Encontro foi realizado no Tribunal de Contas de Santa Catarina de maneira híbrida Na tarde desta […]
Encontro foi realizado no Tribunal de Contas de Santa Catarina de maneira híbrida
Na tarde desta quinta-feira (1), o presidente da Unidme-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), e a secretária executiva da instituição, Luana Costa de Córdova, participaram da reunião de avaliação dos painéis eletrônicos para o acompanhamento dos planos Estadual e Municipal de Educação. A ação faz parte do termo de cooperação firmado em 2019, com mais de dez entidades e instituições, que tem por objetivo auxiliar e monitorar a execução dos planos de educação, a partir de uma base comum de dados para fins de gestão, controle e incentivo ao controle social.
Ao todo, sete painéis já estão disponíveis para consulta no site do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE), de acordo com as metas do Plano Estadual da Educação de Santa Catarina e os planos municipais. Todos os painéis podem ser acessados clicando aqui.
Durante o encontro houve a divulgação do painel com a meta 11 e seu andamento no Estado, a qual visa triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e, pelo menos, 60% da expansão no segmento público. Além disso, os participantes discutiram a criação de um edital para premiar uma escola catarinense com base nos indicadores do ICMS Educacional. Também foi apresentado aos participantes o site onde os painéis permanecerão hospedados futuramente.
Na ocasião, Tardetti participou de maneira virtual e ressaltou a importância das parcerias entre as entidades catarinenses, em prol de melhorias na educação catarinense. Ele também apresentou a possibilidade de debater, nos encontros regionais da Undime-SC, os indicadores da gestão municipal catarinense. “Temos um cronograma descentralizado por todo Estado, vamos colocar na pauta as questões de monitoramento e manter sempre um regime de colaboração, adentrando nos indicadores”, finaliza .
Estavam presentes na reunião representantes do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), Governo do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Federação de Consórcios Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação em Santa Catarina (Uncme/SC) e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC