Undime SC presente na cerimônia de premiação das escolas referência em alfabetização
A segunda edição do Prêmio Lume reconheceu doze unidades de ensino das masorregiões de Santa Catarina, nesta terça (19), na sede do MPSC
O vice-presidente da Undime-SC, Jorge Luiz Buerger, participou, nesta terça-feira, 19, da cerimônia do Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização, na sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A segunda edição do evento, homenageou doze escolas, sendo uma municipal e uma estadual de cada mesorregião do Estado: Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. A solenidade foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do MPSC, no YouTube.
Buerger, que representa a seccional catarinense na comissão do Prêmio Lume, destacou o processo da escolha entre as unidades escolares, assim como a dificuldade de chegar a um resultado, visto que as escolas apresentam grande potencial no processo de alfabetização. “Nós, como comissão, queremos ressaltar a importância da tecnologia que está por trás deste prêmio. Não foi uma simples escolha, mas sim, uma análise baseada em dados coletados, por meio do censo escolar, que nos permitiram chegar a esses resultados. Friso, ainda, que a diferença entre os ganhadores foi muito pequena, o que reflete a qualidade da educação em Santa Catarina”, coloca o vice-presidente.
A avaliação incluiu três etapas: pré-qualificação, mérito e validação. As etapas de pré-qualificação e de mérito foram realizadas com base nas informações extraídas do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da Avaliação Alfabetiza SC. Ainda, a etapa de pré-qualificação consistiu na ordenação por mesorregião do Estado, das cinco escolas públicas municipais e cinco escolas estaduais com os maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), conforme dados coletados da prova Alfabetiza SC.
Na etapa de mérito, foram classificadas para o próximo estágio do prêmio duas escolas públicas municipais e duas escolas públicas estaduais de cada mesorregião do Estado, que obtiveram maior pontuação. A etapa de validação verificou na prática as evidências que comprovassem os indicadores de classificação e foi composta por duas fases, a de aplicação de questionário e a realização de entrevistas por videoconferência com as escolas que responderam o questionário. Ao final, então, consagraram-se vencedoras uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião de SC.
Por fim, o vice-presidente agradeceu a todas as instituições que compõe o Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, visto que o prêmio é resultado do Acordo de Cooperação Técnica número 007/2019, no qual a Undime-SC integra, juntamente com mais onze instituições. “Foi muito gratificante ouvir os relatos das escolas e perceber o esforço que elas têm feito para garantir o direito à alfabetização na idade certa. Esse é um compromisso que precisamos valorizar. Quero, também, agradecer a cada um que está aqui e fez parte dessa ação, o prêmio é resultado do trabalho de todos”, finaliza.
Confira abaixo as escolas vencedoras da 2ª Edição do Prêmio Lume:
GRANDE FLORIANÓPOLIS
Centro Educacional Municipal Interativo – São José
Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker – Santo Amaro da Imperatriz
NORTE
Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires – Canoinhas
Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski – Itaiópolis
SUL
Escola Básica Municipal Professor José Motta Pires – Araranguá
Escola Municipal Rubens de Arruda Ramos – Criciúma
VALE DO ITAJAÍ
Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Müller – Blumenau
Escola Municipal Vendelim Schweitzer – Luiz Alves
OESTE
Escola de Educação Básica João XXIII – Maravilha
Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, a Projaf – Arroio Trinta
SERRA
Escola de Educação Básica Santa Teresinha – Curitibanos
Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz – São José do Cerrito
Fonte: Undime-SC com informações do MPSC
Siga a UNDIME-SC