Undime SC presente no encontro que discute Planos Decenais de Educação
Em fala, presidente da seccional defende educação pública e execução dos planos para melhorar a qualidade da educação
O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), participou na manhã desta quarta-feira, 4, da abertura do Encontro da Região Sul de Estratégias para Cooperação Técnica para Elaboração dos Planos Decenais de Educação, em Florianópolis/SC. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), o evento segue até esta sexta, 6 de dezembro, no auditório da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), compondo a série de encontros realizados nas cinco regiões do país.
Durante sua participação, o presidente da Undime-SC defendeu a educação pública, e, ainda, ressaltou a importância da execução dos Planos Decenais de Educação. “A Undime vem defender a educação municipalista, aquela que está na ponta, com os gestores e profissionais, onde se inicia. Defendê-la não significa desmerecer outras políticas públicas, pelo contrário, já que uma reforça a outra, e nós termos esse Plano, significa que temos objetivos. Objetivos esses que precisam ser exequíveis lá na frente, porque isso significa qualidade de ensino”, finaliza.
Este é o quarto encontro da série, que o MEC está realizando pelo Brasil, com objetivo de disseminar a proposta do Novo Plano Nacional de Educação (Novo PNE 2024-2034), que tramita no Congresso Nacional, por meio do Projeto de Lei n.º 2.614/2024, além de promover a cooperação técnica entre os entes federativos, para a construção dos Planos Decenais de Educação.
O evento itinerante já aconteceu nas regiões norte, nordeste, sudeste e, agora, no sul. Do 10 a 12 de dezembro será realizado no centro oeste. Haverá, ainda, encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal, em 2025. A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios, visando monitorar os planos e construir avaliações mais amplas e consistentes ao longo do próximo decênio.
Também participaram do encontro, a coordenadora institucional da Undime-SC, Luana Córdova, a conselheira nacional da entidade, Lenira Carneiro (DME de Caçador/SC), além de dirigentes municipais e estaduais da região sul; representantes do MEC; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Fórum Nacional da Educação (FNE) ; Fóruns Estaduais de Educação de cada estado da região; Fóruns Municipais de Educação; Rede de Intersetorialidade com a Educação da região; do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC