Undime-SC presente no fórum de capacitação para prefeitos eleitos e reeleitos em Santa Catarina

Em fala, presidente da seccional catarinense destaca o regime entre as entidades municipalistas, durante evento promovido pela Fecam, em Balneário Camboriú/SC

Publicado em Notícias - 06/11/2024.

O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME São Lourenço do Oeste), participou nesta terça-feira (5) do ‘Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores’, em Balneário Camboriú/SC. Promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o evento reuniu cerca de 200 participantes, entre prefeitos, prefeitas, novos gestores e equipes das prefeituras municipais.

Em fala, Tardetti iniciou destacando a representatividade da seccional e seu papel, desde a realização de seminários e fóruns formativos até a participação na criação de políticas educacionais, além de destacar o regime colaborativo entre as instituições municipalistas.

“É um privilégio estar aqui com todos vocês, discutindo os desafios da gestão pública e, especialmente, a educação, que é a base para nossas crianças. A Undime de Santa Catarina está comprometida em trabalhar lado a lado com os novos gestores, e fortalecer, cada vez mais, esse regime de colaboração existente no Estado”, enfatizou.

O presidente abordou, ainda, programas e políticas públicas, que visam garantir o direito de aprendizagem das crianças, especialmente nos primeiros anos da educação básica, como a Escola em Tempo Integral e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Destacou também, a importância dos planos municipais de educação, a parceria com o Tribunal de Contas, que resultou no Prêmio Lume, e citou os indicadores Ideb e VAAR-Fundeb para monitorar os resultados educacionais.’

Por fim, reforçou a necessidade de uma transição de governo estruturada e transparente, para manter a continuidade dos serviços e o crescimento das redes municipais de ensino.

Durante o ‘Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores’, os participantes puderam aprofundar em assuntos como o uso de dados para a gestão municipal, regimes próprios de previdência, o sistema e-Sfinge e parcerias voltadas ao desenvolvimento regional.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais