Vinte e três trabalhos são selecionados para se apresentar no 9º Congresso de Educação Básica, o COEB 2020
O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro no Centro de Eventos da UFSC […]
O evento ocorrerá nos dias 4 e 5 de fevereiro no Centro de Eventos da UFSC
Todos os anos, a prefeitura realiza o maior evento de Educação na grande Florianópolis, nele além das palestras e conferências, são apresentadas práticas desenvolvidas por professores da rede municipal de ensino (RME) nas unidades educativas e também pesquisas desenvolvidas, nos estabelecimentos de ensino do município, por profissionais da educação da RME ou de outras redes de ensino em seus mestrados e doutorados.
Os trabalhos estão divididos por duas modalidades ‘Comunicação Oral de Pesquisa” e “Relatos de Experiência”. Nessas modalidades os profissionais inscrevem-se em um desses três eixos: política e gestão, currículo e práticas pedagógicas e formação inicial ou continuada.
O Congresso, que será realizado nos dias 4 e 5 de fevereiro, tem como tema central a “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”, buscando direcionar o olhar para as formas como são constituídos os processos de ensino e aprendizagem e de gestão nos espaços educativos com vistas a uma educação pública de qualidade social.
Confira os selecionados
- Na modalidade de Comunicação Oral de Pesquisa
•Jaqueline Maria Coelho Maciel – Praticas de letramento na educação infantil: Elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas
•Zoleima Pompeo Rodrigues – A inserção na relação educativo-pedagógica na educação infantil
•Lurdete Castelan Novicki – O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de criança para o ofício de aluno
•Cintia Cardoso – Branquitude na educação infantil: Um estudo sobre a educação étnico-Raciais em uma unidade educativa no município de Florianópolis/SC
•Jaymini Pravinchandra Shah – O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes visuais
•Elaine Cristina Pamplona Seiffert – Experiências educacionais inclusivas compartilhadas
•karine Jouli Martins – Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola
•Camila da Silva Santana – Juventudes negras pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no sul do Brasil
•Elisangela Melnik Trombetta – O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’”
•Daniela Guse Weber – Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições á prática pedagógica de Professores que ensinam matemática nas classes de alfabetização
- Na modalidade Relato de Experiência
•Eder Sumariva Rodrigues – Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro em sala de aula – da concepção a apresentação teatral, da tradição a contemporaneidade
•Stefany Julia Pazin Dias – Pensando a Educação Infantil como espaço de criação de vínculos e memórias para infância
•Melize Neves de Melo Daniel – Escola do Futuro – Inovações da Prática Docente
•Marcia Bressan Carminati e Fernanda Biazin Esteves Petrucio – Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar
•Carla Peres Souza – Vivências na Educação matemática em um projeto de educação Integral no Anos Finais do Ensino Fundamental
•Barbara Luiza Ludvig Rodrigues – A docência compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógicas
•Vívian de Camargo Coronato e Gabriela Albanás – Reciclando sonhos: catadores (as) de materiais recicláveis como sujeito da EJA
•Deise Muller e Fabíola dal Bianco P. Barbas – A transição da Educação Infantil do grupo G6 para o 1° do Ensino Fundamental
•Ana Carolina Rodrigues Herreira e Elton Francisco – Olhares da EJA: História, Geografia e encantos da ilha
•Charles Caubi Brandão e Claudia de Almeida Ten Caten – Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo
•Nataliê Andiara Be Cardoso – Os encontros de grêmios estudantis das escolas municipais de Florianópolis: processo de formação continuada exercício de cidadania
•Marina Mariah Scariot e Rubia Eneida Holtz – Bairro Educador, o início de uma jornada: construção colaborativa de uma cidade educadora
•Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques Maia – Ressignificando a Prática Pedagógica do 1° ano com o olhar atento na transição de educação Infantil
Fonte: Undime/SC, com a colaboração da SME de Florianópolis
Fotos: Rafael Rosseti
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