Vice-presidente da Undime Nacional fala sobre Novo Fundeb e VAAR
VAAR é um complemento que integra o novo Fundeb e é pago a partir de indicadores […]
VAAR é um complemento que integra o novo Fundeb e é pago a partir de indicadores apresentados pelos municípios
O novo Fundeb entrou em vigor no ano de 2021 e trouxe uma série de conquistas e inovações voltadas à melhoria do investimento e financiamento da educação brasileira. Como toda inovação, trouxe consigo dúvidas sobre a implementação adequada e os indicadores que compõe a complementação.
Para esclarecer informações sobre esse tema, o vice-presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima, dialogou com os dirigentes Municipais de Educação por meio da palestra “Estimativas do Fundeb 2023 e o início do VAAR”.
“Em 2023 está entrando em vigor a nova complementação da União no Fundeb, que é o Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR). Como é algo novo, que vai ser pago pela primeira vez, surgem muitas dúvidas sobre como são calculados os indicadores, como os municípios são selecionados e como são considerados habilitados ou não. Nesse sentido, a palestra traz informações que ajudam os secretários a compreender melhor tanto o Fundeb, como as três formas de complementação, em especial o VAAR”, explica Aléssio.
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em gestão escolar, mestre em políticas públicas e sociedade, e doutor em educação, Aléssio ocupa, atualmente, o cargo de secretário Municipal da Educação de Ibaretama/CE, vice-presidente da Undime Nacional, além de membro do Fórum Nacional de Educação.
Fonte: Undime/SC
Siga a UNDIME-SC