TED’s marcam também o último dia de fórum na capital
Educadores puderam socializar, com os mais de 700 participantes, boas práticas numa troca de experiências enriquecedoras […]
Educadores puderam socializar, com os mais de 700 participantes, boas práticas numa troca de experiências enriquecedoras
O último dia do 19º Fórum Ordinário Undime/SC e Região Sul teve duas palestras no formato TED: “Implantação de uma gestão democrática na rede municipal”, por Luiz Felipe Torcatto Zanella, DME de Videira/SC; e “Avaliação diagnóstica como instrumento de aprendizagem”, por Carla Cristofolini, RME de São José/SC.
Zanella compartilhou a experiência da rede Municipal de Educação de Videira, que mudou a forma de escolha dos diretores das escolas. Desde 2021, o antigo método de indicação meramente política foi substituído por um processo seletivo técnico que define quem vai comandar cada escola com base no mérito e competência dos profissionais.
“Este case já amadureceu o suficiente pra gente perceber o quanto trouxe de melhorias e mudou a nossa relação com os diretores, e mudou nosso trabalho enquanto rede e escolas. Conseguimos profissionalizar a nossa gestão e dar transparência. Achei magnífico compartilhar essa experiência nesse estilo TED, porque é importante a gente poder mostrar o que temos e absorver dos outros municípios diversas experiências. Espero que a Undime continue com esta iniciativa”, comenta Zanella.
A representante de São José/SC mostrou ao público como a rede municipal vem utilizando, com sucesso, avaliações diagnósticas como instrumento de aprendizagem. Desde 2018, as já tradicionais avaliações dos estudantes deixaram de ser mero instrumento de aprovação escolar e, gradualmente, se transformaram em ferramentas que auxiliam no planejamento e assessoria pedagógica para a rede.
“Queremos que a avaliação se torne um instrumento na mão do professor, que o auxilie no planejamento, no desenvolvimento do dia a dia, e não seja apenas para mensurar o final, e sim acompanhar o processo todo, desde o começo. Apresentar este case aqui no Fórum é extremamente importante pela troca entre os municípios, porque as vezes o nosso trabalho é muito solitário. Podemos até firmar alguma ação em andamento ou mudar a direção do que a gente faz também. A fala de algumas pessoas, às vezes, pode ajudar a repensar determinada ação. Por isso, a troca entre os municípios é extremamente rica. E quanto mais a gente puder fazer isso, melhor é”, completa Carla.
As palestras em formato TED foram uma novidade do 19º Fórum. Pela primeira vez, gestores de educação e profissionais da rede municipal compartilharam cases de sucesso com público do maior evento de educação do sul do país.
As primeiras palestrantes TED aconteceram na quarta-feira (29) e foram realizadas pela DME de Içara/SC, Rose Margareth R. Mayr; e o DME de Tubarão/SC, Maurício da Silva. As experiências de cada município foram socializadas com os mais de 700 participantes.
Fonte: Undime/SC
Siga a UNDIME-SC