Presidente da UNDIME-SC marca presença em encontro virtual sobre o Censo Escolar 2023

Escolas públicas e privadas devem preencher até 31 de julho Na tarde desta terça-feira (6), o […]

Publicado em Notícias - 07/06/2023.

Escolas públicas e privadas devem preencher até 31 de julho

Na tarde desta terça-feira (6), o presidente da UNDIME-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), participou do encontro virtual com representantes da rede municipal e estadual de ensino, visando auxiliar o preenchimento correto do Censo Escolar 2023. O evento foi organizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) em parceria com a UNDIME-SC, Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis).

O Censo Escolar é um dos instrumentos mais importantes para a compreensão e o planejamento do sistema educacional no Brasil. Com o objetivo de coletar informações precisas e abrangentes sobre as instituições de ensino, alunos, professores e infraestrutura.

Tardetti parabenizou a FECAM pela realização do encontro e o regime de colaboração entre as instituições, focando em uma educação de qualidade para os estudantes. Além disso, o presidente também reforçou a importância do Censo para o desenvolvimento de políticas públicas, não só nos municípios, mas também para informações que envolvem o Estado e a Federação.

“O Censo Escolar é o grande diagnóstico da educação pública brasileira e possui extrema importância para todos. Aqueles que estão à frente do Censo têm uma grande responsabilidade, pois a partir da coleta de informações, é possível desenvolver políticas públicas efetivas. Ter um diagnóstico real de tudo o que acontece em nossa rede é fundamental para oferecer uma educação de qualidade.”

A coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2023 começou no dia 31 de maio. Os responsáveis por declarar as informações devem preencher os formulários online, no Sistema Educacenso, ou realizar a migração dos dados até 31 de julho.

A diretora executiva da FECAM, Juliana Demarchi, em nome da presidente da instituição, falou da importância do Censo para auxiliar o desenvolvimento dos municípios e colocou a instituição à disposição para assessorar o preenchimento do Censo. A secretária adjunta de Educação do Estado, Patrícia Lueders, ressaltou a importância do preenchimento correto e destacou o financiamento da Educação. A responsável pela coleta de dados do Censo Escolar, da SED, Déborah Lopes da Conceição Cavalcante, realizou a apresentação do Censo.

Após um período de perguntas e respostas, a coordenadora do setor Programas Federais, Isabel Souza, mostrou aos participantes um passo a passo de como realizar o preenchimento e mais informações. A live completa está disponível no canal do Youtube da FECAM e pode ser assistida clicando aqui.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais