Gestão e transição de governo são tema de palestra ministrada pelo presidente da Undime-SC em Fórum Estadual Extraordinário no Paraná
Evento promovido pela Undime PR, contou com a presença de Dirigentes Municipais de Educação da região sul, em Foz do Iguaçu/PR
O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti (DME de São Lourenço do Oeste), palestrou nesta sexta-feira, 22, sobre a transição de governo e gestão no Fórum Estadual Extraordinário da Undime PR. O evento, realizado em Foz do Iguaçu/PR, contou com a participação de mais de 800 profissionais, representantes das secretarias de educação dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Tardetti iniciou sua fala destacando os principais pontos de uma transição de gestão, entre os quais a gestão de dados, essencial para garantir a continuidade das ações que promovem a qualidade de ensino nos municípios. “Que a transição seja transparente quanto aos dados, com todas as informações bem conhecidas por ambos os gestores. Tenho certeza de que, com esse processo respeitoso e, acima de tudo, criativo, a qualidade de ensino será mantida em nossos municípios”, afirmou. Ele também ressaltou as prioridades para o próximo ano, o monitoramento dos Planos de Educação e a organização do novo ciclo de planejamento.
O presidente reforçou a importância do registro dos atos administrativos e apresentou documentos e ferramentas, que auxiliam no processo de transição. Entre elas, o Memorial de Gestão, disponível gratuitamente na plataforma Conviva Educação. “A ferramenta servirá como um norteador e orientador para apoiar a transição de gestão” explica.
O Memorial de Gestão, que pode ser acessado clicando aqui, consiste em 13 formulários, cada um relacionado a uma área de gestão, como administrativa, pedagógica, orçamentária, financeira, alimentação, transporte, entre outras, que possibilitam a construção de relatórios que auxiliam na transição da gestão entre as equipes da Secretaria Municipal de Educação.
Por fim, Tardetti ressaltou que a transição não é apenas um ato formal, “mas uma etapa fundamental para enfrentar um dos maiores desafios na execução das políticas públicas: a falta de continuidade dos programas e das práticas organizacionais. A estabilidade das políticas públicas valoriza os profissionais que nelas atuam”, concluiu.
Com o tema “Políticas Educacionais em tempo de transição de governo: finalização e início da gestão”, o evento, que iniciou no último dia 20 em Foz do Iguaçu/PR, concluiu sua programação nesta sexta-feira com a palestra do presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima (DME de Ibaretama/CE), sobre o tema “VAAR: Avaliação, Monitoramento e Redução de Desigualdades”.
Fonte: Undime-SC
Siga a UNDIME-SC