Undime-SC presente no encontro sobre o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, em Brasília
Com foco nos dirigentes e representantes das redes de ensino de todo o Brasil, o evento teve por objetivo fortalecer a colaboração entre União, estados e municípios, visando ampliar a qualidade social da educação
Representando a seccional catarinense, a Dirigente Municipal de Educação de Araranguá/SC, Mariluce Rodrigues, esteve presente no Encontro Nacional com Gestores que aderiram ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília/DF. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o encontro buscou reforçar o regime de colaboração entre os entes federativos, reafirmando o compromisso com a inclusão e construção de políticas públicas, que impactem, positivamente, a vida de milhões de estudantes brasileiros.
O Pacto é uma política pública desenvolvida de forma colaborativa pelo MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Undime. A iniciativa prevê suporte técnico e financeiro para que estados e municípios implementem ações e programas voltados à recomposição das aprendizagens na educação básica, contribuindo para a melhoria dos índices educacionais.
O evento contou com mesas de discussão e oficinas, cujo objetivo foi capacitar representantes do CONSED e da UNDIME para a implementação nos estados e municípios. Além disso, a SEB anunciou que a política de recomposição das aprendizagens está em fase final de análise na Casa Civil e deverá ser formalizada em breve.
Para Mariluce Rodrigues, o evento representou um espaço valioso para alinhar estratégias e discutir soluções para as defasagens educacionais. “O Encontro Nacional de Gestores foi uma oportunidade crucial para discutir e traçar ações, que visem superar as defasagens educacionais e fortalecer a educação básica no Brasil. Por meio de reflexões, formações e a troca de experiências, os gestores e educadores presentes puderam alinhar estratégias, para garantir uma educação mais justa e eficiente para todos os estudantes, assegurando o cumprimento do direito à aprendizagem em qualquer circunstância.”
Participaram, ainda, representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do presidente do Conselho Nacional de Educação, além de pesquisadores da área de avaliação de políticas públicas e recomposição da aprendizagem, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e instituições não governamentais vinculadas à educação.
Fonte: Undime-SC
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