Inscrição para Curso PRADIME EAD

Inscrições abertas para o PRADIME EAD, no período de 04 de junho de 2014 à 07 de julho […]

Publicado em - 09/06/2014.

Inscrições abertas para o PRADIME EAD, no período de 04 de junho de 2014 à 07 de julho de 2014. Destacamos que o PRADIME, Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, destina-se a apoiá-los na missão de garantir o direito de aprender de todos e de cada um em sua plenitude e tem como objetivo principal: fortalecer a Gestão dos Sistemas de Ensino e das Políticas Educacionais, com vistas a contribuir para o avanço do País em relação às metas do PNE.

Nesse sentido, e considerando as discussões que vêm sendo realizadas nos últimos encontros, o PRADIME  irá oferecer apoio técnico, espaço para trocas de experiências e formação permanente na  modalidade de Educação à Distância..

O PRADIME- EAD será desenvolvido com base em encontros presenciais  e  com  a utilização  do    recurso tecnológicoMoodle (Ambiente para Educação a Distância Via Internet), que  viabilizará  a  participação,  a  integração e,  fundamentalmente, a  capacitação à distância dos participantes, com a mediação de Professores Formadores e Tutores de Pólo. Dessa forma, pretende-se atingir os Dirigentes Municipais de Educação e Equipe Técnica, permitindo que sejam qualificados no próprio espaço de trabalho. O Curso será oferecido pela UFSC, em parceria com a UNDIME/SC.

As estruturas das Universidades Abertas é que irão abrigar os 06 pólosos quais serão distribuídos pelo Estado da seguinte forma: Chapecó,  Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Rio Negrinho e Rio do Sul.

Destacamos que o referido curso tem como Público Alvo: Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos daSecretaria de Educação, sendo que para cada município serão destinadas 04(quatro vagas). Em caso de impossibilidade  do/a Secretário/a de Educação  se inscrever, ele/ela poderá ser substituído por um/a Técnico/a de sua Equipe Gestora. Ressaltamos, entretanto, que será uma honra e um diferencial para nosso curso – PRADIME 2014 – receber o maior número possível de Dirigentes municipais de Educação, sujeitos imprescindíveis à realização de uma gestão à altura das necessidades educacionais de cada município.

Outro aspecto a ser destacado é que, nos próximos anos, o MEC estará ofertando o PRADIME-EAD em nível de especialização e um dos critérios para a seleção dos interessados será a conclusão do Curso de Extensão, que representa a 1ª etapa desse processo. Assim sendo, aqueles que já tiverem concluído e os que irão concluir o PRADIME nesta edição, já estarão pré-selecionados para a nova versão em nível de Pós Graduação.

Os Componentes Curriculares são denominados “Salas Ambientes”. Serão propiciados, também, três Encontros Presenciais, com  atividades didático-pedagógicas, em especial, as atividades da Sala Ambiente 01, com 20 horas, que será desenvolvida pelo Professor Formador.

Estrutura Curricular, está organizada em 06 Salas  Ambientes, onde  professores e cursistas poderão desenvolver múltiplos e simultâneos processos de interação. São as seguintes as referidas salas:

Sala Ambiente   1 – “Introdução ao Curso e ao Ambiente Virtual”.

Sala Ambiente   2 – “Planejamento e Avaliação da Educação no Âmbito Municipal”.

Sala Ambiente   3 – “Organização e Gestão – Desafios para o Dirigente Municipal de Educação”.

Sala Ambiente   4 -“Financiamento e Gestão Orçamentária como Instrumento de Fortalecimento da Educação Básica”.

Sala Ambiente   5 -“Materialidade da Rede Pública Municipal de Ensino – Infraestrutura”.

Sala Ambiente   6 – “Materialização da Educação Pública Municipal – Trabalhadores de Educação, Alunos e suas Famílias”.

CARGA HORÁRIA: O Curso proposto terá duração de 170h/a.

TEMPO DE DURAÇÃO: 06 meses (junho a dezembro)

CERTIFICAÇÃO: Os Cursistas que concluírem o curso com aproveitamento receberão (Certificado de Extensão daUniversidade Federal de Santa Catarina).

Mais informações poderão ser obtidas com a Coordenadora do Programa, Profª Fátima Berretta Rosal, pelos telefones: (48) 2106-5936, (48)91235068 ou 91332699.

PARA FAZER A INSCRIÇÃO: ENCERRADAS

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann