Jornalista ensina técnicas de comunicação eficaz, media training e vídeos em capacitação do Encontro com a Undime/SC

Em conversa descontraída com a jornalista Juliana Germann, profissional com experiência na TV Globo, participantes interagiram sobre relacionamento com a imprensa, competências técnicas e emocionais para uma comunicação clara e produção de material audiovisual.  

Pensar a comunicação nunca foi tão essencial quanto em tempos de pandemia, e para tratar de eficácia comunicacional, relacionamento com a imprensa e produção de vídeos e lives, o terceiro webinar do ciclo de eventos “Encontro com a Undime/SC” contou com a presença da jornalista e mentora Juliana Germann. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de junho, por meio da plataforma de videoconferência Zoom, e teve ampla interação de dirigentes municipais de Educação e equipes de secretaria de todo o estado.

Mediadora do primeiro dia de encontro, a dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, ressaltou o significado de tratar de comunicação assertiva em tempos de distanciamento social. “Neste momento de pandemia e de trabalho remoto, com apenas um clique conseguimos estar com toda a rede de trabalho e nossa família. Essa formação se revela essencial para que a gente possa, apesar das dificuldades, avançar, conhecer novas técnicas e ampliar o nosso repertório para uma comunicação eficaz”, reforçou Lueders.

No mesmo sentido, o mediador do segundo dia de evento, dirigente municipal de Educação de Pomerode e membro da diretoria executiva da Undime/SC, Jorge Luiz Buerger, salientou a relevância das temáticas tratadas no encontro para a área da educação. “No primeiro dia de capacitação, a palestrante trouxe dicas bastante significativas para nós ao abordar a comunicação assertiva e eficaz. A eficácia é um dos princípios que nós temos na Constituição do Serviço Público”, considerou o DME de Pomerode.

Comunicação além da fala

“Comunicação é vibração”. Partindo desse mote, a jornalista com mais de 20 anos de experiência na TV Globo e em grandes empresas do Rio de Janeiro, Juliana Germann, explica que comunicar é mais do que falar. “Quando tratamos de comunicação, abrir a boca e falar corresponde a 7% da percepção que as pessoas têm a respeito de vocês, e cerca de 55% é do que você expressa mesmo sem falar nada. Quais são seus gestos? Como é o seu semblante?”, questiona a palestrante.

Nesse sentido, a comunicação é permeada de aspectos técnicos, como a postura, o olhar, os gestos, e de aspectos emocionais. Para Germann, “quando falamos de comunicação eficaz, é muito importante entender que, primeiro, nós temos as nossas competências técnicas e os domínios emocionais. Os aspectos emocionais interferem muito na comunicação; muitas pessoas têm todo o conteúdo, mas não conseguem transmitir. Nossa tendência é deixar a emoção tomar conta da nossa comunicação”.

O primeiro passo para aprimorar a comunicação seria, então, a auto observação. “Comunicação é vibração, antes de chegarmos na parte dos domínios técnicos, é preciso refletir sobre o tipo de mensagem que você transmite por meio da sua linguagem corporal”, indica a jornalista. A comunicação eficaz exige esforço e treinamento, isso porque, conforme coloca Germann, “ninguém nasce com o dom da comunicação, mas é possível lapidar sempre suas habilidades comunicacionais”.

Citando a regra dos 4Cs, clareza, confiança, credibilidade e carisma, a palestrante aborda um modelo de comunicação que se aplica a qualquer audiência. “Existem quatro características da comunicação eficaz que independem do público. Clareza do início ao fim, com linearidade de argumentação; confiança na postura e na voz; credibilidade, apresentando fatos e dados verídicos; e carisma, que faz com que as pessoas fiquem atentas a sua imagem”, explica.

Essas são características indispensáveis no momento de produzir materiais audiovisuais ou mesmo de dar entrevistas. No caso dos vídeos, a jornalista orienta que se planeje, com antecedência, um roteiro do que vai ser gravado, bem como a estrutura de cenário e os equipamentos. Dos aspectos técnicos mais importantes, ela destaca o enquadramento e a iluminação.

Tratando de media training, a jornalista afirma que o planejamento é também etapa fundamental. “Quando você fala em nome de uma entidade, é importante entender que a imprensa é o veículo que vai possibilitar que a entidade apareça para a sociedade e que a sua autoridade seja reforçada, e, por isso, é importante estar muito bem preparado, com argumentos embasados em fatos e dados verídicos. Não é uma opção do porta-voz de uma empresa dar entrevista nem uma opção decidir se vai ou não se preparar adequadamente. É uma obrigação”, afirmou a jornalista.

Por fim, abordando tanto os aspectos técnicos quanto emocionais da comunicação, a produção de vídeos do roteiro à gravação e a construção de relacionamento com a imprensa, Juliana Germann enfatiza a importância de uma emoção específica em todo o processo comunicacional: a empatia. “É preciso tocar o coração das pessoas sempre que falar”, completa.

Encontro com a Undime/SC

Toda quinta-feira, a cada 15 dias, a Undime/SC promoverá webinários e formações sobre diferentes temáticas. Nossos próximos encontros serão nos dias 8 de julho e 22 de julho. Todas as transmissões serão disponibilizadas na íntegra aos municípios associados. Acompanhe nosso grupo de WhatsApp e e-mail para obter as informações completas de cada evento.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe: