Boas práticas da Educação Infantil ganham espaço por meio do Conecta SC na edição 2026 do Summit Cidades

Experiências de Florianópolis, Pomerode, Herval d’Oeste e Blumenau destacam estratégias para fortalecer a aprendizagem, a gestão pedagógica e a educação em tempo integral na primeira infância

Publicado em Notícias - 23/06/2026.

A Educação Infantil esteve em evidência no Palco Políticas Públicas do Summit Cidades 2026, por meio da socialização de experiências que integram o Conecta SC – Espalhando Boas Ideias. As práticas apresentadas demonstraram como diferentes municípios catarinenses vêm construindo soluções para qualificar o atendimento às crianças, fortalecer a gestão educacional e ampliar oportunidades de aprendizagem desde os primeiros anos de vida.

As apresentações abordaram temas como a transição entre etapas de ensino, a ampliação da oferta de educação em tempo integral, a valorização das experiências das crianças nos espaços educativos e o fortalecimento da gestão pedagógica nas unidades de Educação Infantil.

 

Construindo pontes

A diretora de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, Cleusa Regina Silvano, apresentou a prática “A Política de Transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Florianópolis”.

A iniciativa parte do entendimento de que a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental não deve representar uma ruptura no processo de aprendizagem das crianças. A proposta busca construir um percurso contínuo entre as duas etapas, respeitando as especificidades da infância e garantindo a continuidade do desenvolvimento das crianças.

“Ao invés de criar rupturas, precisamos construir pontes. Nosso objetivo é garantir um contínuo curricular entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, respeitando as infâncias e assegurando que a aprendizagem aconteça de forma integrada e significativa”, destacou a diretora.

Segundo ela, o documento vem sendo construído a partir de discussões curriculares e que visa também fortalecer o letramento, o numeramento e os processos de alfabetização desde a Educação Infantil, preservando o direito das crianças de aprender por meio das interações e brincadeiras.

 

Gestão para ampliar vagas

Representando o município de Pomerode, a Dirigente Municipal de Educação (DME), Neuzi Schotten, compartilhou a experiência “Educação Infantil em Tempo Integral como Política Pública para a Primeira Infância”.

A prática demonstrou como o município conseguiu ampliar significativamente a oferta de vagas em período integral para crianças da pré-escola sem ampliar a estrutura física da rede ou aumentar o quadro de professores.

A estratégia foi baseada em um acompanhamento permanente das matrículas e da ocupação das turmas, identificando vagas disponíveis nos dois turnos e transformando essa capacidade em novas oportunidades de atendimento integral.

O modelo permitiu que, já no primeiro ano, fossem criadas 172 vagas. Atualmente, a rede municipal registra oferta superior à demanda para essa etapa, possibilitando que todas as famílias interessadas tenham acesso ao atendimento em tempo integral.

 

Infância além das paredes

O DME de Herval d’Oeste, Leonardo Mascarelo, apresentou a prática “Construindo experiências no ensino integral nas creches”. A iniciativa tem como principal objetivo promover uma educação integral centrada na criança, valorizando a exploração, a investigação, a experimentação e as interações com diferentes ambientes e contextos.

Um dos pilares do trabalho é o chamado “desemparedamento da infância”, conceito que busca ampliar os espaços de aprendizagem para além das salas de aula, fortalecendo a relação das crianças com a natureza, o meio ambiente e o território onde vivem.

Segundo Mascarelo, a proposta contribui para o desenvolvimento da autonomia, da curiosidade e do protagonismo infantil, permitindo que as crianças construam experiências significativas desde os primeiros anos de vida.

 

Formação e acompanhamento pedagógico

Encerrando a socialização das práticas, a DME de Blumenau, Simone Probst, apresentou a experiência “Gestão Pedagógica na Construção da Educação Infantil em Tempo Integral”.

A prática surgiu a partir de reflexões realizadas após uma pesquisa conduzida pela Fundação Carlos Chagas, que apontou desafios relacionados à ação pedagógica e à mediação dos professores nos espaços de Educação Infantil.

Com base nos resultados do estudo, a rede municipal fortaleceu ações voltadas à gestão pedagógica, à presença da Secretaria de Educação nas unidades e à formação continuada dos profissionais.

A proposta busca qualificar o trabalho docente por meio de momentos de estudo, planejamento e acompanhamento pedagógico, sempre com foco no desenvolvimento integral das crianças.

“Nosso centro de ação precisa ser a criança. Todas as estratégias de formação, acompanhamento e planejamento têm como finalidade qualificar as experiências que ela vivencia nos espaços de Educação Infantil”, ressaltou Simone Probst.

As práticas foram apresentadas no âmbito do Conecta SC – Espalhando Boas Ideias, iniciativa da Undime-SC que promove a divulgação de experiências exitosas desenvolvidas pelas redes municipais de ensino catarinenses. A ação integra a programação do Palco Políticas Públicas do Summit Cidades 2026, reunindo gestores, educadores e especialistas para compartilhar soluções que contribuem para a qualificação da educação pública.


Summit Cidades 2026

23 a 25 de junho de 2026
CentroSul – Florianópolis (SC)
Socialização de Práticas da Educação Infantil – Conecta SC: Espalhando Boas Ideias
Apresentações: Florianópolis, Pomerode, Herval d’Oeste e Blumenau
Palco Políticas Públicas

Fonte: Undime-SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais