Governança, inovação e valorização profissional pautam socialização de práticas no Palco Políticas Públicas
Experiências de São Lourenço do Oeste, Itapoá, Timbó e Indaial apresentaram soluções voltadas ao planejamento estratégico, valorização dos profissionais da educação, promoção do bem-estar e fortalecimento da segurança escolar durante o Summit Cidades 2026
A construção de políticas públicas duradouras, a valorização dos profissionais da educação e o uso da inovação para qualificar a gestão educacional estiveram em destaque durante a socialização de práticas, que integram o “Conecta SC – Espalhando Boas Ideias”, realizada no Palco Políticas Públicas do Summit Cidades 2026.
As experiências compartilhadas por municípios catarinenses demonstraram como planejamento estratégico, participação coletiva, cuidado com as pessoas e tecnologia podem contribuir para o fortalecimento das redes municipais de ensino e construção de soluções para os desafios da educação pública.
Olhar para o futuro
O Dirigente Municipal de Educação (DME) de São Lourenço do Oeste/SC, Alex Cleidir Tardetti, apresentou uma iniciativa que propõe a construção de um planejamento municipal com horizonte até 2050.
A prática busca transformar o conceito de cidade educadora em uma política pública permanente, envolvendo diferentes setores da administração pública, lideranças políticas e representantes da sociedade civil na elaboração de um plano estratégico para os próximos 25 anos.
Estruturado em cinco eixos: cidade educadora, cidade empreendedora, cidade inteligente, cidade agritec e cidade do futuro; o projeto pretende garantir continuidade às ações do município independentemente das mudanças de gestão.
“A ideia é construir um documento que não seja de governo, mas de município. Um planejamento que ultrapasse mandatos e se torne uma política pública capaz de orientar o desenvolvimento local pelas próximas décadas”, destacou Tardetti durante a apresentação.
Valorização construída a muitas mãos
A experiência apresentada pela DME de Itapoá, Andressa Dambros, abordou o processo participativo de construção do novo Plano de Carreira do Magistério do município.
A iniciativa nasceu da necessidade de atualizar uma legislação que já não atendia às demandas atuais da rede municipal. Para isso, foi criada uma comissão com representantes de diferentes segmentos do magistério e do sindicato, garantindo amplo espaço para escuta e participação dos profissionais.
O resultado foi a aprovação unânime de um novo plano de carreira, que instituiu avanços salariais e mecanismos de valorização profissional construídos de forma coletiva.
De acordo com a DME, um dos principais aprendizados da experiência foi compreender que a valorização docente vai além da remuneração. “Valorizar o magistério também significa ouvir, dialogar e construir coletivamente. Quando os profissionais participam do processo, as políticas públicas ganham legitimidade, força e capacidade de transformação”, ressaltou.
Cuidar de quem educa
A promoção da saúde e da qualidade de vida foi o foco da prática apresentada pela DME de Timbó, Mayra Cipriani. A experiência integra a construção do Plano Municipal de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e deu origem ao projeto EducAção, iniciativa voltada ao fortalecimento da saúde física e emocional dos profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar.
Entre as ações desenvolvidas estão atividades físicas orientadas, caminhadas, corridas, alongamentos e práticas de fortalecimento muscular realizadas semanalmente e de forma gratuita.
Além de incentivar hábitos saudáveis, o projeto busca fortalecer vínculos, combater o sedentarismo, reduzir o estresse e promover uma cultura de autocuidado nos espaços educacionais.
Tecnologia a serviço da segurança
Encerrando a socialização das práticas, o DME de Indaial, Manoel Boaventura, apresentou uma experiência que integra tecnologia e segurança escolar.
A iniciativa possibilitou a instalação de cerca de 700 câmeras de monitoramento nas unidades educacionais do município, conectadas diretamente à central da Polícia Militar. Além disso, conta com um sistema de reconhecimento facial, cerco eletrônico e botão de pânico instalado em todas as escolas da rede.
A integração entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar vem permitindo respostas mais rápidas em situações de emergência e fortalecendo a sensação de segurança nas comunidades escolares.
Para Boaventura, o principal diferencial da experiência está justamente na atuação conjunta entre os órgãos públicos, ampliando a capacidade de prevenção e atendimento às ocorrências.
As práticas foram apresentadas no âmbito do Conecta SC – Espalhando Boas Ideias, iniciativa da Undime-SC que promove a divulgação de experiências exitosas desenvolvidas pelas redes municipais de ensino catarinenses. A ação integra a programação do Palco Políticas Públicas do Summit Cidades 2026, espaço dedicado ao compartilhamento de soluções inovadoras e à troca de experiências entre especialistas e gestores de diferentes regiões do Estado.
Summit Cidades 2026
23 a 25 de junho de 2026
CentroSul – Florianópolis (SC)
Socialização de Práticas: Governança, Gestão e Inovação – Conecta SC: Espalhando Boas Ideias
Apresentações: São Lourenço do Oeste, Itapoá, Timbó e Indaial
Palco Políticas Públicas
Fonte: Undime-SC




Siga a UNDIME-SC