6° Fórum Undime/SC e Região Sul tem mesa temática sobre programas do MEC

Painel foi conduzido pelo Secretário de Educação Básica do MEC, que explanou sobre o novo Saeb.  […]

Publicado em Notícias - 05/05/2022.

Painel foi conduzido pelo Secretário de Educação Básica do MEC, que explanou sobre o novo Saeb. 

Com a presença do Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Mauro Luiz Rabelo, a mesa temática do 6° Fórum Undime/SC e Região Sul, que ocorre nos dias 5 e 6 de maio, na capital catarinense, abordou programas e ferramentas do MEC, como novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa de Inovação Educação Conectada e Laboratórios de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LABCRIE). O painel teve mediação do vice-presidente da Undime/SC, Alex Tardetti, dirigente municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC.

Para o aprimoramento das políticas públicas e de programas educacionais da rede de ensino, Rabelo destaca a importância do regime de colaboração entre os gestores dos âmbitos nacional, estadual e municipal. “As ações na Educação só acontecem, de fato, na forma de diálogo. A própria Constituição estabelece que União, estados e municípios devem agir em regime de colaboração e cooperação. É discutindo nos fóruns da Undime que a gente aprimora as políticas que são traçadas no âmbito do Ministério pra que elas sejam eficazes lá no chão da escola. Pra que cheguem ao aluno, professor e gestor municipal”.

Tratando da recuperação das aprendizagens e dos programas de inovação desenvolvidos pelo Ministério da Educação, compuseram a mesa, também, a diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica, Ana Carolina Santos Vilasboas, e a diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Myrian Sartori.

Plantões de atendimento

Os mais de 750 participantes do evento tiveram acesso a atendimentos individuais com representantes do MEC, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Undime, especializados nos programas PDDE Interativo, PAR, PNE, PNLD, Obras, Prestação de Contas, Conviva Educação e Busca Ativa Escolar. 

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann