6ª reunião do Colegiado Ampliado da Undime pauta Conviva Educação, Busca Ativa Escolar e educação empreendedora

Encontro começou na segunda-feira (6), em Brasília

O Colegiado Ampliado da Undime, grupo formado por dirigentes municipais de educação que compõem a diretoria executiva nacional, presidências e vice-presidências, se reuniu nesta segunda (6) e terça-feira (7), em Brasília. O objetivo do encontro foi planejar as principais ações estratégicas da instituição para o ano que vem. O evento contou com o apoio do Sebrae.

Na abertura da reunião estavam o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; o vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/GO; e Higor dos Santos Santana, analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae.

Na oportunidade, o presidente da Undime falou sobre a importância da realização de encontros presenciais como esse. “É muito bom voltar a realizar reuniões presenciais, poder pautar e discutir assuntos que são extremamente relevantes. Isso só tem sido possível com a avanço da vacinação. Por outro lado, temos a consciência de que precisamos continuar seguindo todos os protocolos de segurança”, lembrou.

As atividades começaram com a apresentação das ações macro da plataforma Conviva Educação para o ano de 2022. O coordenador de projetos da Undime, Vilmar Klemann, elencou as conquistas deste ano de cada frente da plataforma: desenvolvimento; suporte; mobilização; formação em gestão e conteúdo; comunicação; e coordenação, governança, monitoramento e avaliação.

Até o último dia 30 de novembro, 4.164 municípios já estavam cadastrados na plataforma que tem por objetivo apoiar a gestão da educação municipal. Klemann apresentou ainda um balanço das metas do Conviva para este ano, dados da execução orçamentária e sugestões de macroações para 2022.

O Ministério da Educação esteve presente na reunião para falar sobre dois assuntos: o projeto-piloto do acompanhamento personalizado das aprendizagens e sobre o PDDE Campo e Água.

Por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), a pasta divulgou o projeto-piloto das avaliações diagnósticas para os anos finais do Ensino Fundamental. As avaliações diagnósticas integram a proposta de Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens, proposta no âmbito do Programa Brasil na Escola (PBE).

A plataforma CAEd/UFJF (acesse aqui) reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens. Myrian Sartori, da SEB, ressaltou que conta com o apoio das seccionais da Undime para estimular o uso da plataforma.

A programação contemplou também o assunto educação empreendedora. Janio Macedo, gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae, falou sobre as estratégias a esse respeito. “Queremos tornar a Educação Empreendedora acessível a todos os estudantes a partir da Educação Básica e, prioritariamente, da rede pública de ensino para gerar reflexões sobre o projeto de vida e carreira e desenvolver competências empreendedoras para que o estudante decida fazer parte de um negócio ou ser o seu próprio negócio”.

Pra encerrar as atividades do primeiro dia do evento, representantes do UNICEF e da Undime apresentaram as ações da Busca Ativa Escolar para 2022. A estratégia, que é gratuita, tem ganhado força nesse período de pandemia e retomada das aulas presenciais. Houve também um momento para diálogo com os participantes sobre esse assunto.

O segundo dia de reunião foi marcado pela apresentação dos resultados nacionais da 6ª onda da Pesquisa sobre o planejamento das redes municipais de ensino quanto às atividades escolares e ao calendário letivo de 2021 (saiba mais aqui) e pelo lançamento da versão impressa do livro de iniciativa da Undime, intitulado “Educação em Movimento”. Houve ainda um momento destinado à Associação Bem Comum e Banco Mundial para falar sobre a iniciativa ICMS Educação.

Fonte: Undime

https://bit.ly/31NOoJT

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