7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa divulga os 20 vencedores nacionais

Município de Capinzal/SC está entre os campeões da categoria Crônica. Os vencedores da 7ª Olimpíada de […]

Publicado em Notícias - 14/12/2021.

Município de Capinzal/SC está entre os campeões da categoria Crônica.

Os vencedores da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa foram anunciados na noite da última sexta-feira, 10 de dezembro. A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube do programa Escrevendo o Futuro e apresentada pelo youtuber Spartakus Santiago e pela jornalista Karen de Souza.

Assista aqui a premiação na íntegra.

Antes do anúncio dos vencedores, o evento contou com apresentações musicais interpretadas pela banda “Trio Gato com Fome e Convidados” e declamação de poesia, além de prestar uma homenagem à escritora, poeta e professora, Geni Guimarães.

“Ouvimos histórias emocionantes de todos os cantos do Brasil, soluções criativas e cenários desafiadores. O encontro de hoje é para celebrarmos a trajetória de aprendizado que tivemos ao longo deste ano”, comentou a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, durante a cerimônia.

Foram escolhidos 20 docentes e suas turmas, sendo quatro em cada uma das categorias do concurso: Poema (5º ano), Memórias Literárias (6º e 7º), Crônica (8º e 9º), Documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (3ª série do Ensino Médio). Com o texto “O cringe pode ser massa!”, da E.M. Viver E Conhecer, o município de Capinzal/SC está entre os campeões da categoria Crônica.

A escolha dos vencedores levou em consideração os Relatos de Prática, junto a Linha do Tempo e o Álbum da Turma, no qual apresentaram as experiências coletivas vivenciadas, ao longo do ano, durante o trabalho de produção textual de cada gênero indicado pelo concurso.

Como premiação da edição deste ano, os professores e professoras receberão notebooks, a turma de estudantes ganharão tablets e as escolas acervos de livros para a biblioteca, além de placas de homenagens.

O objetivo do Programa é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. Apesar de ser uma edição atípica em razão da pandemia da Covid-19, o concurso mobilizou milhares de docentes por todo Brasil, conforme os números apresentados:

– Mais de 112 mil inscrições nas cinco categorias;
– Adesão de 100% das redes estaduais;
– Inscrição de 27.847 escolas;
– Inscrição de 59.008 professores;
– 3.877 municípios participantes.

Em novo formato, a edição deste ano da Olimpíada de Língua Portuguesa teve o objetivo de valorizar a prática e o trabalho desenvolvido pelos docentes e reconhecer as produções realizadas por todos os estudantes de forma coletiva. Todas as etapas ocorreram virtualmente.

O concurso é uma iniciativa do Itaú Social, que integra o programa Escrevendo o Futuro, e está sob coordenação técnica do Cenpec e com a parceria do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Confira aqui a lista dos vencedores.

Fonte: Itaú Social

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann