Apresentações do FNDE e Undime Nacional encerram a edição 2025 do Fórum Undime SC
Os participantes puderam conhecer melhor o funcionamento do fundo voltado para a educação pública e entender a organização da instituição que representa todos os estados brasileiros
Durante três dias de Fórum Undime SC, mais de 750 gestores, técnicos e educadores aprofundaram-se em conhecimentos sobre temas relacionados à educação e puderam aproveitar para conhecer produtos e serviços em feira educacional, além de receber atendimento institucional. O encerramento foi marcado pelas palestras detalhando os programas e ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e apresentação da organização da Undime Nacional.
O consultor do FNDE e diretor de Gestão de Fundos e Benefícios (DIGEF), André Gustavo Santos Lima Carvalho, responsável por prestar auxílio técnico e financeiro junto aos principais programas do MEC, apresentou aos participantes um panorama dos trabalhos e políticas executadas pela autarquia, como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb); o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); entre outros.
Carvalho reforça que o FNDE hoje faz a assistência orçamentária e trabalha com o maior valor financeiro repassado aos municípios no tocante à educação – são R$ 56 bilhões só pelo Fundeb, por exemplo. O objetivo da conversa foi mostrar aos participantes o quanto o Fundo está próximo aos dirigentes municipais: “O FNDE é uma assistência técnica, como a nossa missão prevê, mas uma assistência ativa, indo até os entes, mostrando a eles o que temos e como podemos ajudá-los, inclusive apresentando o que estão deixando de fazer para que possam alcançar a excelência no serviço de educação brasileira”.
Em seguida, o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa, fez uma apresentação da organização e funcionamento da Undime, contando a história da instituição, objetivos, o que defende como princípios, além da concepção de educação e como fazê-la da forma como é defendida. “A gente deu um panorama do que é a Undime Nacional, pois ao conhecer melhor a instituição, cada um pode se sentir mais motivado a participar e fazer parte, somar conosco, na construção dessa instituição que há 38 anos é a referência na defesa do direito à educação pública nos 5.569 municípios brasileiros”, disse. Costa também ressaltou a importância dos Fóruns como instrumento essencial aos novos dirigentes que estão assumindo os mandatos.
De fato o evento é relevante para as novas equipes que assumem as Secretarias Municipais de Educação, como contou a secretária do município de São Joaquim (SC), Roberta Karine Arruda Tomaz. Segundo ela, a expectativa foi superada. “Esta é uma ocasião muito boa para a gente que está iniciando na gestão da Secretaria de Educação, porque traz conhecimento de programas, e palestras que nos atentam a uma educação para frente, que está chegando com muitas mudanças”, disse. “A expectativa para o próximo Fórum é que estejamos presentes também, compartilhando ainda mais conhecimento”, concluiu.
FONTE: Undime-SC






Siga a UNDIME-SC