Assista na íntegra à videoconferência que tratou do Programa Escola em Tempo Integral do MEC

Transmissão contou com mais de 1.500 acessos ao vivo; representante do Ministério da Educação falou sobre […]

Publicado em Notícias - 22/08/2023.

Transmissão contou com mais de 1.500 acessos ao vivo; representante do Ministério da Educação falou sobre a iniciativa e tirou dúvidas dos participantes

Mediada pelo vice-presidente nacional da Undime, presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, Silvio Fidelis, a Undime realizou nesta segunda-feira (21) videoconferência sobre o Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC).

A transmissão registrou pico de mais de 1.500 pessoas acompanhando ao vivo e, até o momento, já são mais de 3 mil visualizações.

Para conversar com o público sobre o assunto, participou do estúdio da Undime, em Brasília, a coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Raquel Franzim.

Acesse aqui o vídeo com a íntegra da transmissão.

A apresentação utilizada pela representante do Ministério da Educação também está disponível na biblioteca do Conviva e pode ser acessada aqui.

A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação começou a videoconferência relatando que, de acordo com levantamento realizado pela pasta, nesta segunda-feira (21), 3.320 municípios já realizaram a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral. O período de adesão ao programa começou em 2 de agosto e segue até o dia 31 do mesmo mês, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Na ocasião, o vice-presidente da Undime aproveitou a oportunidade para agradecer a participação do MEC no Fórum da Undime, realizado no início de agosto, em Cuiabá, especialmente na sala temática que abordou esse assunto e foi um momento no qual dirigentes e técnicos presentes puderam saber mais sobre o programa e tirar dúvidas.

“A Undime acredita na escola em tempo integral e, enquanto educadores estamos felizes pela iniciativa. Com certeza, após essa videoconferência mais municípios farão a adesão ao Programa. (…) A educação em tempo integral já é uma realidade em muitos municípios de nosso país e nós acreditamos que, agora, com investimentos de recursos, com a adesão e capacitação será possível trazer mais alunos para que continuem aprendendo na escola”, declarou Silvio.

Sobre o Programa

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei nº 14.640 de 31 de julho de 2023, visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral. O Programa prevê, ainda, assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral – igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais – considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A assistência técnica-pedagógica e financeira aos estados, municípios e Distrito Federal tem como ponto de partida a adesão ao mecanismo de fomento financeiro para a criação de matrículas de tempo integral. Para assegurar a qualidade e a equidade na oferta do tempo integral, o Programa foi estruturado em cinco eixos – Ampliar, Formar, Fomentar, Entrelaçar e Acompanhar, articulando uma série de ações estratégicas, disponibilizadas a todos os entes federados.

Fonte/Foto: Conviva Educação

https://convivaeducacao.org.br/fique_atento/4364

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann