Balneário Camboriú promove Semana da Educação Especial com alunos e comunidade

Com o tema “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú está […]

Publicado em Notícias - 21/08/2018.

Com o tema “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva”, a Secretaria de Educação de Balneário Camboriú está realizando durante essa semana diversas atividades alusivas à “Semana da Educação Especial”, com programação até o dia 11 de setembro. A abertura aconteceu nesta terça-feira, 21, no Centro Educacional Municipal (CEM) Presidente Médici, onde houve espaço para depoimentos de famílias sobre a educação especial e apresentações.

“A Semana da Educação Especial é um movimento onde são realizadas ações de conscientização e sensibilização, procurando aprofundar a formação para todos que atuam em sala de aula e fora dela. É importante salientar que na Rede Municipal de Ensino temos em torno de 360 aducandos público-alvo da educação especial, e que todo um trabalho de acompanhamento já é realizado com eles”, disse a diretora do Departamento de Educação Especial, Simone Hermes dos Santos Almeida.

Apesar de a abertura ter sido realizada nesta terça-feira, as atividades relacionadas com o tema tiveram inicio na segunda-feira, 20. No CEM Taquaras, por exemplo, os estudantes conhecerão um pouco mais sobre o trabalho do cão-guia, por meio de palestra com a Escola de Cães-Guias Hellen Keller. “Eles explicaram desde o momento em que a pessoa é escolhida para adotar o cão-guia para socialização, como é feito o treinamento, e até o momento em que ele é devolvido para poder ser guia dos deficientes visuais. Eles também explicaram qual a função do cão, a legislação que o protege e como ele atua a partir do momento que está com o colete de cão-guia”, contou a gestora do CEM Taquaras, Saly Amaral. O cão-guia “Shok” foi levado para a atividade com as crianças. “Depois de toda a explicação, foi tirado o colete do Shok e as crianças puderam interagir com ele”, disse Saly.

Inclusão de várias formas

A programação conta com palestras, montagens de painéis educativos, rodas de conversas, jogos e atividades. Os NEI’s Odácia, Bom Sucesso, Pioneiros, Meu Primeiro Passo e CEM’s Antônio Lúcio e Presidente Médici irão abordar a deficiência visual com a visita e palestra com a treinadora de cães-guia do Intituto Federal Catarinense (IFC), atividade com venda nos olhos, obstáculos para as crianças saberem um pouco como é a vida de uma pessoa cega, trilha de sensações e um teatro com a Associação de Deficientes Visuais de Itajai (ADVIR).

O CEM Alfredo Domingos terá uma roda de conversa com os quintos anos sobre o tema “Como sobreviver às diferenças”. No CAIC, haverá um teatro da APAE sobre a prevenção de drogas, também destinado aos quintos anos. Enquanto isso, o CEM Dona Lila terá uma “caminhada da inclusão”, com faixas e panfletos confeccionados pelos próprios alunos. O NEI Nova Esperança terá uma experiência diferente, onde os pais serão convidados a usar cadeira de rodas para entrar no Núcleo e em seguida terão os olhos vendados, sendo conduzido pelo filho ou professor (a).

A Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos de Balneário Camboriú (AFADEFI) também farão parte da programação com uma exibição dos filmes “Mudo” e “Extraordinário”, exposição de materiais adaptados, dinâmicas, apresentação de paródias e poemas escritos pelos alunos, cartazes, apresentação de músicas e circuito sensorial, tudo isso no CEM Vereador Santa. A AFADEFI também fará uma apresentação sobre paradesporto na escola no CEM Nova Esperança.

Contações de histórias sobre o tema serão desenvolvidas e realizadas no NEI Sonho de Criança e nos CEM’s Ivo Silveira, Ariribá, Tomaz Francisco, e Professor Armando Cesar Ghislandi, onde também haverá uma exposição de fotos que retratam momentos de inclusão dos alunos e fará uma oficina de pinturas com pés e bocas. O NEI Rio das Ostras receberá uma visita da ONG Viva Bicho, que trará animais com deficiência física para interagirem com os pequenos. O NEI Nova Esperança receberá a intérprete de libras Crislaine de Jesus, que ensinará às crianças palavras básicas em libras.

O paradesporto será trabalhado nas escolas durante esse período. O CEM Ariribá fará uma roda de capoeira inclusiva, o CEM Médici fará um circuito na quadra com esportes adaptados e o NEI Rio das Ostras realizará partidas de vôlei sentado e “jogo do taco” com os professores do núcleo. Os alunos do 7º ano do CAIC Ayrton Senna da Silva receberão a visita de Luciana Fiamoncini e Tainara Vitória da Rosa, portadoras de osteogênese imperfeita e ossos de vidro. Elas contarão suas experiências e história de vida.

O CEM Vereador Santa contará com uma programação noturna organizada pela Secretaria de Educação que inclui palestras e rodas de conversa sobre inclusão, todas destinadas à profissionais da educação, pais e comunidade. Os principais temas abordados serão o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, Centro Especializado em Reabilitação física e intelectual II (CER) e “Inclusão, um processo de transformação permanente”.

 

Undime-SC com dados da SME de Balneário Camboriú.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann