Canal Educação lança série sobre importância da Conae

Série “Rumos da Educação” mostra o papel fundamental da sociedade na construção das políticas públicas, além […]

Publicado em Notícias - 25/01/2024.

Série “Rumos da Educação” mostra o papel fundamental da sociedade na construção das políticas públicas, além da dinâmica e dos personagens da Conae

Canal Educação estreou a série “Rumos da Educação”, com quatro episódios, que vão apresentar importância, dinâmica e personagens da Conferência Nacional de Educação (Conae), assim como o papel fundamental da sociedade na construção das políticas públicas. A Conae será realizada, em edição extraordinária, de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).

Com o tema “Plano Nacional de Educação [PNE] 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a Conae é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034.

Cada vídeo da série tem cerca de 3 minutos, e sua exibição ocorrerá na interprogramação e nas mídias sociais do Canal Educação, resultando em um minidocumentário de 13 minutos. Todo episódio vai abordar um tema diferente: o primeiro explica a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo mostra a importância da participação social no processo de discussão da Conae; o terceiro introduz o tema da Conae 2024; e o último explica o que é o PNE.

Participam da série, narrando o processo de construção da Conferência, representantes do MEC e de instituições atuantes no campo educacional do Brasil que integram o Fórum Nacional de Educação (FNE), o qual coordena a Conae.

primeiro episódio trata das políticas públicas educacionais, discorrendo sobre como elas são elaboradas e como as necessidades e os problemas enfrentados pela população são identificados. O entrevistado foi o coordenador-geral de Planos Decenais de Educação do MEC, Maurício Almeida Prado. “Os problemas são vistos pelos cidadãos de diferentes formas, o cidadão de forma geral são pais, mães, estudantes e profissionais da educação básica”, disse.

Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei nº 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação. A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024.

Clique aqui e confira o 1º episódio

Clique aqui e confira o 2º episódio

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/canal-educacao-lanca-serie-sobre-importancia-da-conae

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann