Cátedra de Educação Básica da USP oferece minicursos sobre “Educação Básica: Espaços e Políticas”

Formações são gratuitas e ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30; confira o cronograma e participe

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo (USP), promove ao longo deste ano atividades virtuais e gratuitas voltadas a professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e interessados na área.

Os minicursos ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, e os participantes recebem atestado de participação para cada minicurso. Para isso, os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão, que ocorre sempre pelo canal da Cátedra no Youtube.

Além de minicursos, a Catédra também promove colóquios com o objetivo de avaliar o estado-da-arte de determinado assunto prioritário, política, medida ou proposta para a Educação, com experts, dirigentes, financiadores, formuladores, da USP e de outras instituições.

Leia aqui o guia de orientações sobre como fazer para receber o certificado de participação referente a cada formação.

Os minicursos e os colóquios são independentes e cabe a cada um escolher qual ou quais deseja assistir. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.

Confira aqui a programação de setembro com os mincursos e colóquios que serão ofertados.

5 de setembro, 18h às 21h
Colóquio – Experiências Educacionais nos 200 anos de Independência

Expositores: Edson Kayapó, Isaac Roitman, Luiz Roberto Alves e Macaé Evaristo

Debatedores: Bernardete Gatti, Diana Vidal, Francisco Cordão, Luís Carlos de Menezes, Luiz Roberto Alves, Petronilha Gonçalves

Curadoria: Ana Paula Magalhães, Daniel Puig, Fabiana Lima e Naomar de Almeida Filho

Para acompanhar clique aqui.

8 de setembro, 19h às 21h30
Minicurso – Marcos Históricos da Resistência Negra nos Duzentos Anos da Independência do Brasil
Kleber Geraldo Lelis Simões, Lígia Fonseca Ferreira e Matilde Ribeiro

Para acompanhar clique aqui.

13 de setembro, 19h às 21h30
Minicurso – O Conhecimento se Constrói, Mas Como? Significados do Construtivismo
Nilson Machado

Para acompanhar clique aqui.

Os minicursos estão sendo ofertados pela Cátedra ao longo do ano de 2022 e abordam diversos assuntos. Os interessados podem acessar os vídeos que ficam gravados no canal do Youtube.

Acordo de cooperação

No dia 17 de agosto, após a realização da mesa-redonda que debateu sobre formação inicial e continuada dos profissionais da educação frente aos desafios atuais, no 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, foi assinado o protocolo de intenções para cooperação nacional entre a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Estudos Avançados da USP, e a Undime.

O documento foi assinado simbolicamente pelo presidente da Undime Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, e pelo diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP), Guilherme Ary Plonski, que participaram do debate.

O acordo tem por objetivo estabelecer cooperação mútua para divulgação de ações de formação continuada previstas na programação acadêmica da Cátedra que sejam de interesse das redes públicas municipais, além de contribuir para políticas de formação e reconhecimento do professorado da educação básica.

Fonte/Foto: Undime com informações da Cátedra de Educação Básica da USP

http://undime.org.br/noticia/02-09-2022-16-37-catedra-de-educacao-basica-da-usp-oferece-minicursos-sobre-educacao-basica-espacos-e-politicas

Compartilhe: