Conae 2024: Undime participa de colóquio sobre educação integral

Instituição foi representada pelo presidente Alessio Costa Lima A programação da Conferência Nacional de Educação (Conae) […]

Publicado em Notícias - 30/01/2024.

Instituição foi representada pelo presidente Alessio Costa Lima

A programação da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024 desta segunda-feira, 29 de janeiro, foi destinada à realização de colóquios e plenárias de eixo. A Undime participou do Colóquio 15, que promoveu um debate a partir do tema “Educação integral: princípio orientador para a garantia do direito à educação”.

O Colóquio foi proposto pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e estava no âmbito do Eixo 2, da Conae, que tem como mote “A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios”.

A Undime foi representada pelo presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE. Também participaram do debate, Wilson Barroso, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Fabiane Bitello Pedro, vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme Região Sul. A mediação foi feita pela coordenadora de Projetos de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Aline Zero.

Entre outros pontos, Alessio destacou que toda educação deve ser integral no sentido de garantir o desenvolvimento pleno do estudante. Além disso, reiterou a necessidade de aumentar o valor per capita do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) da educação integral, bem como o número de refeições oferecidas, para um melhor atendimento aos estudantes. O presidente da Undime também reforçou a importância de se adequar os currículos e infraestrutura das escolas para garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

“Um dos desafios é o planejamento curricular, não só aumentar o tempo, mas também qualificar o tempo dos estudantes na escola. Temos que avançar na otimização dos recursos, aumentar o valor da percapta do Programa Nacional de Alimentação Escolar, voltado para a educação integral, pois os valores atuais, são insuficientes para oferecer um almoço decente a um estudante da educação integral. É muito necessário ter o apoio do governo para que possamos receber bem esses alunos, defendeu Alessio.

Finaciamento da educação

A Undime participou, ainda na tarde desta segunda-feira, 29 de janeiro, representada pelo presidente Alessio Costa Lima que foi relator da Plenária de Eixo 6 que debateu “Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, com vistas à democratização do acesso e da permanência”.

Fonte e fotos: Undime

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann