Curso sobre a Busca Ativa Escolar e garantia integral de direitos de crianças e adolescentes recebe inscrições até 23 de abril

Disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, proposta é apoiar secretarias municipais de educação […]

Publicado em Notícias - 19/04/2022.

Disponível no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, proposta é apoiar secretarias municipais de educação no enfrentamento do abandono e da exclusão escolar

Estão abertas até sábado, 23 de abril, as inscrições para o curso “Busca Ativa Escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes“. A ideia é apoiar municípios e estados no enfrentamento do abandono e da exclusão escolar, por meio da adesão e da implementação da estratégia Busca Ativa Escolar, elaborada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo da formação é apoiar municípios e estados na identificação de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de abandono, na realização de pesquisa sobre as causas que os levaram a essa situação, no acionamento dos serviços da rede de proteção para atendê-los, na realização da (re)matrícula e no acompanhamento delas para garantir a permanência na escola. A formação é voltada aos gestores públicos e técnicos das secretarias.

Durante o curso os participantes contarão com o apoio do Itaú Social e da Asserte (parceiro técnico) no planejamento para a implementação da estratégia em seu território a partir de encontros quinzenais.

O conteúdo programático está divido em cinco tópicos, da seguinte maneira:

– Panorama sobre exclusão escolar e a Busca Ativa Escolar;
– Metodologia da Busca Ativa Escolar;
– Implementação durante crises e emergências;
– Elaboração de plano de ação;
– Gestão da informação.

O curso é na modalidade online tutorado, com carga de 8 horas e possui certificado.

Para realizar a inscrição acesse https://polo.org.br/#busca-ativa-2022

Fonte: Undime com informações do Itaú Social

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann