Educação Infantil em Blumenau conta com práticas on-line que mantém o aprendizado durante a pandemia

#EducaçãoCovidUndimeSC A Educação Infantil em tempos de isolamento social é um grande desafio para as famílias […]

Publicado em Notícias - 01/06/2020.

#EducaçãoCovidUndimeSC

A Educação Infantil em tempos de isolamento social é um grande desafio para as famílias e os docentes. Pensando nisso, diversos centros de educação de Blumenau tem usado a criatividade, unida ao pedagógico, para auxiliar os pais e manter o aprendizado constante durante a quarentena.

Confira agora cinco práticas do município e aproveite as ideias para implementar na sua secretaria e, também, em casa.

  1. Musicalização
    O Centro de Educação Infantil Heinrich Reif, de Blumenau, junto ao professor Gian Marco, propôs aos pais exercícios musicais a fim de explorar a voz, corpo e objetos sonoros com a crianças. Além disso, no material de apoio enviado às famílias constam sugestões de objetos, estímulos e links de vídeo para o melhor aproveitamento da atividade. (Acesse a prática completa aqui) 
  2. Musicalização II
    O Centro de Educação Infantil Osvaldo Deschamps, de Blumenau, conta com vídeo aulas hospedadas no Youtube para que os alunos cantem com o professor Tiago Luiz. A proposta, conta com músicas que estimulam a dicção, sons e coordenação motora. Para aqueles que não possuem acesso à plataforma é disponibilizado material impresso com as letras e recomendações da prática. (Acesse a prática completa aqui)
  3. Jogo da Memória
    O Centro de Educação Infantil Profª Marlise S. Theis, de Blumenau, junto a professora Rosemari Fachini, organizou o exercício da memória. Com um vídeo demonstrativo no Youtube, a proposta consiste na integração das crianças com pais e familiares, reforçando o desenvolvimento da memória. A brincadeira começa com um participante falando o nome de um objeto e em seguida a criança deve repetir e acrescentar uma nova palavra sem errar a sequência. (Acesse a prática completa aqui) 
  4. Contação de histórias – Varinha de Condão
    O Centro de Educação Infantil Martinha Moretto, de Blumenau, junto as professoras Celita Giesel e Adriana de Lima, elaborou a dinâmica Varinha de Condão, que consiste no estímulo da imaginação das crianças. Por meio de um vídeo e instruções aos pais, as docentes propõem que a criança confeccione uma varinha e use da imaginação para transforma objetos e pessoas no quem desejam. (Acesse a prática completa aqui)
  5. História on-line
    O Centro de Educação Infantil Maria Zimmermann, de Blumenau, elaborou, com algumas professoras, encontros on-line e contação de histórias, que buscam a integração das famílias. Materiais de áudio e vídeo são enviados via Whatsapp para os pais com desafios, brincadeiras e interações. Além disso, as turmas se reúnem para web’s combinadas entre docentes e as famílias. (Acesse a prática completa aqui)

Fonte: UndimeSC, com colaboração da SME de Blumenau.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann