Em Audiência Pública nesta segunda (13), Undime/SC debate evasão e abandono escolar no estado

Presidente destacou importância do trabalho intersetorial e do retorno às atividades presenciais no combate à problemática; […]

Publicado em Notícias - 13/09/2021.

Presidente destacou importância do trabalho intersetorial e do retorno às atividades presenciais no combate à problemática; audiência foi transmitida ao vivo pela TVAL e pelo canal no YouTube da Alesc.

A fim de contribuir com o debate sobre a evasão e o abandono escolar de crianças e adolescentes nas escolas catarinenses e identificar alternativas de combate à problemática, acentuada pela pandemia de Covid-19, a Undime/SC participou da Audiência Pública Virtual da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) nesta segunda-feira (13/9). Proposta pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a audiência foi transmitida ao vivo pela TVAL e pelo canal no YouTube da Alesc. 

“Sempre que falamos sobre evasão ou abandono escolar, digo que é preciso o trabalho em rede para avançar de forma eficaz. Com o objetivo de identificar a dimensão da problemática no estado, estamos trabalhando em conjunto com o Ministério Público e o Tribunal de Contas na construção de um censo; além disso, recomendamos aos gestores municipais que cumpram a orientação dos órgãos sanitários de retorno às atividades presenciais”, apontou a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, durante a transmissão.

Enfatizando, por um lado, a necessidade de se respeitar a organização dos sistemas próprios das redes municipais de ensino, Lueders destaca que a falta de planejamento não deve justificar o adiamento do retorno às aulas presenciais nas escolas, medida essencial para a diminuição dos índices de abandono e evasão escolar no estado. “A Undime de Santa Catarina sempre defendeu que o retorno é determinado pelos órgãos sanitários. Respeitando, é claro, o sistema próprio de cada município, recomendamos aos dirigentes e equipes de secretaria que o retorno às atividades presenciais seja preocupação prioritária”, completa a presidente da Undime/SC.

Também participaram da audiência representantes da Alesc, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Clique aqui para acessar a transmissão na íntegra.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann