Em homenagem ao Dia do Professor, Undime/SC promove palestra sobre autocuidado e valorização pessoal

Com a proposta de trazer interatividade e descontração, evento foi transmitido ao vivo pelo canal da […]

Publicado em Notícias - 18/10/2021.

Com a proposta de trazer interatividade e descontração, evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Undime/SC no YouTube nesta quinta (14) e já contabiliza quase duas mil visualizações.

Quanto tempo durante a semana você tem dedicado exclusivamente para cuidar de você? Quais são seus sonhos a curto, médio e longo prazo? Reflexões como essas foram propostas pela palestra promovida nesta quinta-feira (14/10) pela Undime/SC, que tratou de autocuidado e valorização do “eu” professor. O evento, uma homenagem ao Dia dos Professores, foi transmitido ao vivo pelo canal da Undime/SC no YouTube e já contabiliza quase duas mil visualizações. No bate-papo descontraído e interativo, os participantes conversaram sobre a importância do autoconhecimento, do autocuidado e da reflexão. 

“A gente fala muito sobre empatia, cuidado com o outro, com a criança e o adolescente. Mas quem cuida da gente? Muitas vezes, não nos permitimos olhar para nós mesmos. Por isso, esta noite foi pensada para ser um espaço de acolhimento, reflexão e de presença. Eu peço que todos que estão aqui se permitam experimentar o sentimento de pertencimento”, iniciou a presidente da Undime/SC, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau, deixando um convite aos profissionais que acompanhavam o evento ao vivo. Lueders lembra que é justamente a gestão da emoção um dos maiores e mais constantes desafios da vida. 

São muitas as demandas da profissão de docente, especialmente no âmbito relacional, e é por isso que a formadora nos Programas de Desenvolvimento Socioemocional do Instituto Ayrton Senna, Edna Borges, destaca a importância de voltar a atenção para o “eu”. “O professor trabalha como mediador nesse processo de ensino-aprendizagem para a implementação de uma política de educação integral. Então, se eu consigo olhar para o meu estudante como um ser pleno e trabalhar para o seu desenvolvimento integral, é preciso que eu também me enxergue como esse ser pleno”, afirma. 

Pensando nisso, além de tratar de planejamento pessoal e desenvolvimento socioemocional, a formadora orientou sobre exercícios simples de atenção plena que podem ser aplicados no dia a dia. Você pode assistir ao evento na íntegra e consultar o material apresentado no encontro acessando: https://www.youtube.com/watch?v=Z284I6LfLr8.

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann