Em parceria com a Undime, Fundação Telefônica Vivo oferece novas vagas para formação gratuita a distância

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 7 e 22 de junho Após iniciar o […]

Publicado em Notícias - 09/06/2021.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 7 e 22 de junho

Após iniciar o primeiro ciclo de formação em turmas exclusivas de 2021, a Undime e a Fundação Telefônica Vivo realizam nova oferta de vagas, desta vez, para os cursos on-line e gratuitos do Portal TRILHAS – iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Natura que, por meio de plataforma colaborativa, contribui para a formação continuada de professores alfabetizadores.

A parceria firmada entre estas duas instituições, desde 2017, busca apoiar o desenvolvimento e aprimoramento pedagógico dos educadores da rede municipal de ensino, a partir de três cursos referenciados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Leitura em Voz alta; Escrita por Meio do Professor; Escrita Compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender.

Todos os cursos são realizados na modalidade autoformativa que proporciona autonomia durante a evolução de cada módulo, de maneira que o educador possa fazer a gestão do seu tempo para conclusão no prazo máximo de 60 dias.

Os cursos têm carga horária de 45 horas e podem ser acessados do computador tablet e celular. Ao final da formação, o educador receberá certificado emitido em parceria com instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas no período entre os dias 7 a 22 de junho.

Saiba mais sobre cada curso oferecido:

Leitura em voz alta pelo professor

O curso de Leitura em voz alta pelo professor propõe o trabalho com textos narrativos, poéticos e informativos, dirigidos para crianças desde a mais tenra idade. Por meio da tematização de vídeos, transcrição de conversas literárias e embasamento teórico, pretende-se discutir as principais situações didáticas de leitura, promover as reflexões acerca do fazer pedagógico e apoiar o trabalho de professores no ensino da leitura, escrita e oralidade.

Escrita por meio do professor

O curso de Escrita por meio do professor provoca a seguinte reflexão: uma criança que está em fase de alfabetização pode escrever um texto completo, coerente, com início, meio e fim? Ditar ao professor insere as crianças, desde muito pequenas, na aprendizagem da linguagem escrita. Ou seja, ao escrever o texto ditado pelas crianças, o professor assume o papel de escriba, garantindo a ortografia e a pontuação, mas sempre com a intenção de que as crianças possam se ocupar da linguagem escrita como os reais autores. Este curso trata de dois gêneros específicos: conto clássico e indicação literária.

Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender

O curso Escrita compartilhada: pesquisar, comunicar e aprender propõe um mergulho no universo das enciclopédias, para que o vasto campo de informações se torne uma ferramenta efetiva para a realização de atividades com as crianças entre 4 e 8 anos de idade. Totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular, o curso aborda maneiras de ampliar o protagonismo da criança na construção do conhecimento, valorizando o seu repertório pessoal, mas também trazendo outras referências e proporcionando a pesquisa em meios impressos e digitais.

Para realizar a inscrição, até dia 22 de junho, é preciso acessar o link:

https://bit.ly/undime-trilhas

Em caso de dúvida, envie uma mensagem para contato@portaltrilhas.org.br e informe no campo assunto: dúvida Undime.

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann