Em reunião com municípios do Extremo Sul, Undime/SC fala sobre papel da entidade e do gestor educacional

Presidente da Undime/SC destacou a assistência oferecida pela entidade há mais de 30 anos em benefício […]

Publicado em Notícias - 13/07/2021.

Presidente da Undime/SC destacou a assistência oferecida pela entidade há mais de 30 anos em benefício da Educação; encontro virtual desta terça-feira contou também com palestra sobre o papel do gestor em tempos de pandemia.

“Nosso objetivo é estarmos próximos de vocês”. A fala de abertura da presidente da Undime/SC e Região Sul, Patricia Lueders, em reunião virtual nesta terça-feira (13/7) com dirigentes municipais de Educação e representantes de secretarias da Região do Extremo Sul Catarinense, é capaz de ilustrar o objetivo do encontro: apresentar aos municípios ainda não associados a assistência oferecida pela entidade em prol da Educação. Promovido pela Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), o encontro ainda contou com a apresentação do assessor da Undime/SC, Plauto Mendes, sobre o papel do gestor em tempos de pandemia.

Imagem: Presidente da Undime/SC, Patricia Lueders.

“Queria dizer aos 15 municípios que estão aqui, na tarde de hoje, que a Undime só existe porque é feita por 295 municípios, cada um com sua individualidade. Para a Undime, não existe município grande nem município pequeno, existem municípios com dificuldades da mesma proporção. A nossa função é assessorar vocês”, enfatizou a presidente da Undime/SC. Lueders destacou, em sua fala, o papel da Undime enquanto entidade que há mais de trinta anos reúne os responsáveis pelos órgãos municipais de educação, com o objetivo de defender a educação pública com qualidade social. “Por conta das inúmeras atribuições de um dirigente municipal, é importante destacar a assessoria executada pela Undime de forma a auxiliá-los em seu trabalho. Nós podemos assegurar que vocês não estão sozinhos nesta missão”, salientou.

Imagem: Assessor da Undime/SC, Plauto Mendes (à esquerda), e DME de Sombrio, Graziela Caetano (à direita).

Relatando a experiência de sua localidade com o assessoramento oferecido pela Undime/SC, a dirigente municipal de Educação de Sombrio, Graziela Caetano, ressaltou a importância da assistência prestada pela entidade. “É muito bom ser parceiro da Undime. Em Sombrio, já somos associados há algum tempo e não nos arrependemos. Quando o ano termina, sempre nos planejamos para manter essa associação”, afirmou a dirigente. 

Tratando dos desafios enfrentados pelo gestor educacional, especialmente em tempos de pandemia, o assessor da Undime/SC, Plauto Mendes, reforçou o convite aos municípios para que usufruam de toda a assistência, curadoria e das formações promovidas pela seccional catarinense. “É importante reiterar o quanto é fundamental a convivência com entidades que auxiliam constantemente os gestores nessa caminhada pelo pátio da educação pública. A realidade de hoje é uma situação de excepcionalidade e precisamos ser flexíveis, adaptáveis e estarmos dispostos”, completou. 

Poder fazer a diferença

São muitas as responsabilidades do dirigente municipal de Educação. Ao passo que, conforme colocou o assessor da Undime/SC em sua apresentação, esse é “um dos mais altos cargos do sistema educacional, importantíssimo para garantir a oferta da educação pública com qualidade social”, a função exige grandes desafios do gestor. “Temos um desafio econômico e fiscal ímpar este ano pela situação de pandemia que ainda enfrentamos. É essencial organizar as aquisições, para planejar os investimentos com antecedência, a fim de cumprir com os limites constitucionais”, explicou.

Imagem: Plauto Mendes.

Ainda, Mendes citou adversidades oriundas das transformações provocadas pela pandemia de Covid-19. “Definitivamente, observamos mudanças no ensinar e no aprender. Nesse sentido, outro grande desafio do gestor é conseguir equilibrar a gestão administrativa e a gestão pedagógica, o que já era especialmente difícil no Brasil mesmo antes da pandemia. O desafio é conseguir garantir a oferta da Educação em um país onde ela muitas vezes não é um projeto de Estado”, destacou o assessor da Undime/SC. 

É nesse sentido que o pensamento estratégico se mostra essencial ao gestor educacional. Citando as qualidades atitudinais desse profissional, Mendes aponta que “o gestor é um solucionador de crises. Sua primeira atitude é criar um mapa mental com a análise do problema e as possibilidades de resposta a fim de minimizar ou até erradicar o problema”. No entanto, esses grandes desafios proporcionam também a colheita do maior de todos os prêmios: poder fazer a diferença. “São enormes os desafios, mas são eles que permitem alcançar também o maior prêmio, que é tocar a vida das pessoas. Nós podemos ajudar a construir um Brasil diferente”, encerrou Mendes. 

Fonte: Undime/SC

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann