Encerramento letivo celebra centenário de escola em Piratuba

Unidade de ensino do interior do município chegou aos cem anos com comemoração que envolveu estudantes, […]

Publicado em Notícias - 27/12/2022.

Unidade de ensino do interior do município chegou aos cem anos com comemoração que envolveu estudantes, professores e egressos.

Foto: SME de Piratuba.

Fotos que marcam o tempo, recordações vividas em cada sala de aula, como se fosse possível voltar no tempo, rever velhos colegas e aula e relembrar o tempo bom das aulas na escolinha da vila. Foi assim que estudantes, professores e egressos da Escola Professor Rodolfo Holeveger, comemoraram os cem anos da escola, na sexta-feira (9), na comunidade de Lageado Mariano, interior de Piratuba.

O evento colaborativo, que iniciou com um cerimonial na quadra de esportes da comunidade, teve exposição de fotos e materiais, incluindo a remontagem de uma sala de aula nos moldes dos antigos espaços escolares, com quadrinhos e monóculos. Para dar vida ao evento, as histórias passadas ao longo dos anos foram contadas pelos alunos egressos em rodas de conversa, com a presença de professores que passaram pela escola e agora estão aposentados.

As comemorações reservaram, ainda, espaço para homenagens a alunos egressos e ex-professores, além da confraternização e distribuição de lembrancinhas para os participantes do encontro. Apresentações artísticas de estudantes e a exibição de vídeos como o do professor Darcy Laske, ex-secretário de Estado da Educação e o da professora Lory Eggers Almeida, que se aposentou em 1988, após longa jornada educacional na unidade, marcaram o evento.

Fonte: Undime/SC com colaboração da SME de Piratuba. 

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann