Escola municipal de Itapema (SC) cria projeto para fortalecer a saúde emocional dos alunos

Idealizado pela orientadora educacional, Ana Lucia Ribeiro Gomes – @analubji e pela psicóloga, Amanda Bittencourt – […]

Publicado em Notícias - 22/02/2023.

Idealizado pela orientadora educacional, Ana Lucia Ribeiro Gomes – @analubji e pela psicóloga, Amanda Bittencourt – @psico.amandabittencourt, o projeto ‘Autocuidado para o autoconhecimento’ surgiu a partir do olhar sensível dentro da escola, atento pela orientadora, que identificou a necessidade de fortalecer a saúde emocional dos alunos da ECIM Maria Linhares de Souza – @escola.marialinhares, do município de Itapema (SC).

O projeto consiste em encontros, que proporcionam cenários em que os adolescentes aprendem a se expressar, socializar, comunicar, argumentar e ter a liberdade de sentirem suas emoções. Tudo isso é realizado por meio de dinâmicas, rodas de conversa, músicas e arte. O objetivo é resgatar a autoestima dos alunos, proporcionar um ambiente seguro para dialogarem sobre seus sentimentos, incentivar o autocuidado e estimular suas habilidades socioemocionais. Em todos os momentos, o projeto enfatiza que as emoções devem ser valorizadas e respeitadas.

Nesse contexto, o jovem aprende a compreender e expressar suas emoções, desenvolver empatia ao próximo, manter relações saudáveis e agir de maneira responsável, o que faz com que se interessem, ainda mais, pela escola de forma afetuosa, despertados a partir do olhar cuidadoso do projeto e profissionais envolvidos.

“Muito grato pelo projeto ter ajudado o meu filho João, ajudou muito ele na evolução e pensamento. Ele se tornou outro menino, agora conversa mais em casa, participa e tem vários amigos. Muito obrigado Escola Maria Linhares por ter criado esse espaço para os adolescentes!”, destaca Ademir Dambros, pai de um dos participantes do projeto.

Fonte: UndimeSC – com a contribuição da SME de Itapema (SC).

Compartilhe:

Parceiros Institucionais

Parceiros - Lemann