Guabiruba adquire 66 lousas digitais interativas para escolas do município

Já no início de 2022, os professores da rede municipal receberão capacitação para utilizar as novas ferramentas.

Com o objetivo de trazer mais tecnologia e interação para as unidades escolares de Guabiruba, a Secretaria de Educação do município adquiriu 66 lousas digitais interativas. Já no início de 2022, os professores da rede municipal receberão capacitação para aprender a utilizar as lousas e ter o melhor proveito dos equipamentos. Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 1.300.000,00 nas novas ferramentas. 

O secretário Alfred Nagel Neto destaca a importância da aquisição em tempos como este. “Vislumbramos que os estudantes estão imediatistas. Eles precisam da informação no momento em que você está passando o conteúdo a eles”. Alfred ainda afirma que as lousas possibilitam incrementar as aulas com didatismo e inovação.

A quantidade de lousas é proporcional ao tamanho de cada unidade de ensino. A Escola Anna Othília Schlindwein recebeu 11 lousas; a Escola Professor Arthur Wippel recebeu oito lousas; a Escola Professor Carlos Maffezzolli recebeu 10 lousas e receberá mais três; a Escola Cesário Régis recebeu cinco lousas; a Escola Edeltrudes Wippel Heil recebeu duas lousas; a Escola Padre Germano Brandt recebeu sete lousas; a Escola João Jensen recebeu quatro lousas; a Escola Osvaldo Ludovico Fuckner recebeu nove lousas; a Escola Paulo Schmidt recebeu duas lousas; a Escola Rosa Rudolf Nicoletti recebeu uma lousa e a Escola Vadislau Schmitt recebeu quatro lousas.

A Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, do bairro Lageado Baixo, foi uma das primeiras a receber os equipamentos, ainda no início de novembro. Desde então, os professores já vêm utilizando as novas ferramentas nas aulas. Anderson de Oliveira, professor de Geografia, comenta que as lousas têm contribuído bastante no ensino da disciplina, permitindo inserir no cotidiano escolar atividades com o Google Maps e Street View. “A nova lousa está sendo bem revolucionária. Como na Geografia a gente trabalha com espaço geográfico, se não mostrarmos para os alunos imagens, mapas e localizações, fica um pouco complicado de imaginar aquilo que eu estou sempre falando”, afirma. 

Para Beatriz Rodrigues, aluna da escola Osvaldo Ludovico Fuckner, as aulas ficaram mais interessantes com as novas ferramentas. “Eu gostei muito dessas lousas porque é bem mais fácil de trabalhar agora, principalmente nas aulas de matemática. Às vezes, a professora tinha até dificuldade para desenhar os ângulos no quadro e agora ficou bem mais fácil, simples e prático.”

O prefeito Valmir Zirke destaca que a aquisição é de grande importância para o município. “Estamos muito felizes com mais este investimento na Educação, que com certeza vai contribuir e ajudar muito no ensino das nossas crianças. Queremos uma educação de qualidade, para isso, temos que ter boas escolas, professores qualificados e, agora, essa tão importante ferramenta, que vai levar ainda mais o conhecimento aos nossos alunos”.

Fonte: Undime/SC com colaboração da SME de Guabiruba/SC.

Compartilhe: